Você conhece Santa Bakhita?

A Santa irmã morena — como é conhecida — nasceu no Sudão no ano de 1869. Josefina Bakhita viveu uma vida marcada por muitas dores, mas também, por poder receber graça de ter a sua história e passado transformados pelo poder de Jesus.

Por intermédio de um cônsul italiano que a havia comprado, Bakhita foi entregue a uma família amiga de Veneza. Ela logo se tornou amiga e também babá da filha mais nova do casal.

Aconteceu, porém, que essa família precisou voltar novamente para à África a fim de resolver negócios. Josefina não esperava, mas essa viagem mudou a sua vida. A filha e a babá da família — Santa Bakhita — foram entregues aos cuidados de irmãs religiosas de Santa Madalena de Canossa. Foi lá que Santa Bakhita conheceu o Evangelho e teve seu primeiro encontro pessoal com a pessoa de Jesus.

Desse encontro Josefina pode finalmente abandonar os seus pesados fardos para carregar somente o julgo suave da Cruz de Cristo. Aquela memória toda mercada pela dor e pelos medos foi tocada pela misericórdia do Senhor, e dessa forma, Bakhita passou a viver guiada pelo Espírito Santo, não mais por seus medos e angustias. Crescendo na vida de oração, ela passou a experimentar o amor de Deus cada dia mais!

Quando seus amigos voltaram para busca-la, Bakhita revelou seu desejo de permanecer no convento como religiosa, e assim aconteceu. Concedida a sua liberdade, Santa Bakhita recebeu a graça de ser acolhida como religiosa.

De todos que conviveram com a santa, não há quem não se refira ao seu lindo sorriso, que era uma verdadeira e pura forma de evangelização. Não importava a dificuldade, Josefina Bakhita estava sempre com um sorriso nos lábios.

Nem mesmo sua grave enfermidade, que surgiu com o passar dos anos, foi capaz de retirar da alma da santa a alegria e a serenidade. De coração totalmente entregue a Deus, ela partiu para glória nos braços do seu verdadeiro libertador: Jesus Cristo.

 

Santa Josefina Bakhita, rogai por nós!