Você conhece o significado dos sinais externos do Instituto de Vida Consagrada Servos do Coração de Maria?

Caso você não saiba, sinais externos são todos os elementos que formam a identidade de um Instituto. Algumas instituições têm marcas memoráveis: cortes de cabelo, objetos, trajes… São peças que identificam cada movimento ou carisma! 

 

E conosco não poderia ser diferente… Entretanto, para nós, o sinal externo caracteriza cada fase que os vocacionados estão vivendo. 

 

São 4 fases que compõem o caminho vocacional do Instituto: Vocacionado Externo, Aspirante, Postulante e Noviciado. Assim, depois de percorrer esse caminho, eles são convidados a professarem os Votos Evangélicos e posteriormente, os Votos Perpétuos. 

 

Para cada uma dessas etapas, o vocacionado recebe sinais externos específicos que identificam-o e definem a “fase” que cada um se encontra. 

 

Dentro do Vocacionado Externo, a experiência ocorre sem deslocamento. Os interessados permanecem em casa até dois meses, para maior discernimento, após terem sido acompanhados pelo responsável da Pastoral Vocacional, por cartas ou e-mail. 

 

Depois desse período de discernimento, o candidato é convidado a viver internamente as regras da Casa Fraterna, para assim se adaptar a Vida Religiosa e Comunitária — se torna Aspirante. Aspirantes recebem como sinal externo um MINI-HÁBITO na cor Azul Marinho, Calça/Saia na cor Marrom e uma Cruz pequena e as Candidatas um véu de Missa.

 

Depois de 6 meses como Aspirante, a vivência mais intensa do Carisma do Instituto se faz necessária. Assim, partem para o serviço como Postulantes. Fazem visitas pastorais nas comunidades carentes; nos Hospitais; nos Presídios; Cenáculos Marianos. O Candidato receberá como sinal externo um MINI-HÁBITO na cor marrom, Calça/Saia na cor Marrom e uma Cruz pequena e as Candidatas um véu de Missa. 

 

Depois de 1 ano como Postulantes, os candidatos podem se tornar Noviciados. Dentro do período de Noviciado, passam por 2 anos de formação (um ano Canônico e outro Apostólico). O então noviço ao ser admitido receberá como sinal externo, o HÁBITO na cor marrom, um cíngulo sem nó e uma cruz grande. A Noviça, além disso, receberá um véu branco.

 

Para professarem os votos evangélicos, se tornando Irmãos e Irmãs, os Neo-Professos receberão como sinal externo um Hábito de cor marrom, pois, ele significa “que somos pó e ao pó voltaremos”, um Escapulário, pois somos um Instituto que tem uma terna Devoção ao Imaculado Coração da Virgem Maria. O Caporão, cingirão os rins com uma Corda contendo os três nós, a Cruz que nos convoca a evangelização, pois o próprio Cristo disse: “quem quiser me seguir, pegue sua Cruz e siga-me” (Lc. 9,23), as Sandálias em sinal da Santa Pobreza e o Solideo que simboliza a proteção de Deus e a decisão de ser só d’Ele, e mudando de NOME seguido de MARIA.

As Neo-Professas receberão como proteção de Deus um Véu marrom, que significa também a decisão de ser só de Deus <Cân 669>. 

Para firmarem perpetuamente seus votos, depois de 3 anos de Renovação dos Votos Simples, receberão uma capa azul marinho, simbolizando a proteção da Santíssima Virgem sobre suas vidas e vocação, e ainda uma aliança, em sinal de sua pertença perene a Deus e a Igreja.

 

Caso tenha alguma dúvida sobre os sinais externos ou sobre o processo vocacional do Instituto, entre em contato conosco.