Um dos dias mais importantes na história da Igreja: a Anunciação do Senhor Jesus

A Anunciação do Senhor Jesus, celebrada no dia 25 de março, é uma das datas litúrgicas mais importantes da história da Igreja. Neste dia, os fiéis recordam o momento em que o Arcanjo Gabriel apareceu à Virgem Maria para anunciar que ela havia sido escolhida para ser a mãe de Jesus. Esse evento é de grande importância para a fé católica e é celebrado com grande festa, pois o menino Jesus irá reinar em nosso meio.

 

O motivo da data ser celebrada no dia 25 de março tem um significado para a Santa Igreja: nove meses antes do Natal, a Anunciação é vista como o início da contagem regressiva para o nascimento de Jesus.

 

O evento da Anunciação é relatado no Evangelho de Lc 1, 26. Segundo o Evangelista, o Arcanjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade na Galileia chamada Nazaré, para anunciar a Maria que ela seria a mãe do filho de Deus. “Não temas, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.” Foram as palavras do Anjo à Virgem Maria, que respondeu: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra.”

 

O sim de Maria é de grande relevância para a história da Igreja, pois foi através dele que a Encarnação do Filho de Deus se tornou possível. Maria, ao aceitar gerar Jesus, tornou-se a figura central na história da salvação. Sua humildade, obediência e confiança em Deus são um exemplo para todos nós, enquanto cristãos. Neste dia, somos convidados a refletir sobre o mistério da encarnação, que é a crença de que Deus se tornou homem em Jesus Cristo.

 

A Anunciação do Senhor é uma ocasião para lembrar-nos de que a salvação não é algo que nós, seres humanos, podemos conquistar por nós mesmos. Mas que é um dom de Deus.

Nos mostra que Deus age e escolhe pessoas simples e humildes de coração, como Maria, para realizar seus planos.

 

Que assim como Nossa Senhora, possamos estar disponíveis e abertos ao mover de Jesus em nossas vidas.

 

Feliz dia da Anunciação!