Ter uma família é minha vocação?

É costume e tradição para nós, católicos, celebrar junto a Igreja, no mês de fevereiro, a Sagrada Família. Fevereiro é escolhido porque é logo depois das celebrações de Natal, ou seja, o início da vida de Jesus e o período no qual Ele vive com sua santa família. 

 

Sendo assim, anualmente vivemos através do Evangelho a experiência do Menino Jesus em um ambiente familiar. Nesse ambiente acolhedor, Jesus aprendeu os primeiros passos, o trabalho manual, os costumes, a fé e o amor fraterno. 

 

Olhando para a Sagrada Família, vemos o exemplo em plenitude do desejo de Deus em nossas vidas: Ele deseja que cada um de nós invista, cuide, zele pelos nossos lares e pelo presente que Ele desenhou, para todos nós. 

 

Mas, com essa data é quase que impossível não nos questionarmos: ter uma família é realmente minha vocação? 

 

Por vezes, somos guiados a pensar que sim. Entendemos o quanto a sociedade e as expectativas de nossos entes queridos desenvolvem um papel nisso. A “normalidade” dentro de uma família cristã, muitas vezes, é orar para que os filhos tenham um bom casamento, netos saudáveis… 

 

E sim! A missão de construir uma “Igreja Doméstica” é incrivelmente necessária para a continuidade de nossa fé. 

 

“Deve-se começar deste ponto, desta missão. Igreja Santa de Deus, tu não podes fazer a tua missão, não podes cumprir a tua missão no mundo, senão através da família e da sua missão” – São João Paulo II

 

Mas é importante que tenhamos ciência: a família não é a única maneira de seguirmos a vontade de Cristo. Ela tem sim o poder de santificação, quando essa missão é atribuída a nós, por Deus. Por isso o discernimento vocacional é tão necessário. É imprescindível que estejamos em harmonia com os planos de Deus, sejam eles quais forem. 

 

Nós, do Instituto Servos do Coração de Maria, podemos te ajudar com essa missão! Se você sente, em seu coração, que precisa ter a certeza de quais são os planos do Pai na sua vida, estamos disponíveis para lhe auxiliar! 

 

Que hoje, possamos agradecer a graça que são nossas pequenas igrejas domésticas, a graça que é podermos ter uma base carinhosa, a graça de ter como exemplo a família mais perfeita que já caminhou pela Terra, a Sagrada Família. Peçamos também a bênção divina sobre cada um de nossos familiares.

Sagrada Família, rogai por nós!