Solenidade de Todos os Santos

“Bem-aventurados os pobres em espírito” (Mateus 5,1-12)

A Solenidade de Todos os Santos é celebrada no dia 1º de novembro em toda a Igreja. Porém, no Brasil, quando a data cai no domingo, a Solenidade é transferida para o domingo seguinte, para que mais pessoas possam participar da celebração.

Logo, a Solenidade de Todos os Santos tem dois sentidos. Vamos entender!

Primeiro sentido: a santidade é para todos

O próprio Jesus nos fez este convite: “sede santos como eu sou Santo” (1 Pedro 1,16). Ou seja, a santidade é para todos, e a Solenidade de Todos os Santos nos recorda isso.

Mas você conhece o significado da palavra Santo? Esta palavra vem do hebraico e significa “o que é separado daquilo que não é de Deus”. Sendo assim, ser Santo é desejar estar cada vez mais unido a Deus e Nele alcançar a perfeição. Por isso, Jesus também disse: “sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai Celeste” (Mateus 5,48).

Além disso, Jesus nos indicou o caminho da santidade ao nos ensinar sobre as bem-aventuranças, que encontramos no Evangelho de Mateus capítulo 5,1-12.  Ao falar das bem-aventuranças, Jesus cita os “pobres de espírito”, os “aflitos”, os “mansos”, os “famintos e sedentos de justiça”, os “misericordiosos”, os “puros de coração”, os “promotores da paz”, os “perseguidos por causa da justiça”, e os “fiéis na perseguição”.

Portanto, o caminho das bem-aventuranças é um caminho de comportamento sensível às necessidades dos outros, sem nos fecharmos no egoísmo, sem prepotência, sem desejo de vingança; e sendo fiel a Deus e sentindo-se responsáveis pela vida em plenitude de todos os outros.

Por meio desse caminho, devemos viver a vontade de Deus, fazer tudo pelo próximo, nos dedicarmos na construção da paz e agir com misericórdia com todos, mesmo com os maiores pecadores.

Segundo o sentido: pedir o auxílio da Igreja Triunfante

Aqueles que já deixaram este mundo e alcançaram a santidade formam a Igreja Triunfante e contemplam no céu a face de Deus.

Porém, Santo não é apenas aquele que foi canonizado pela igreja, mas todos os que neste mundo procuraram viver em santidade de acordo com os ensinamentos de Jesus, pois como vimos anteriormente, a santidade é para todos.

Portanto, na Solenidade de Todos os Santos, voltamos nosso olhar para a Igreja Triunfante, os santos e santas, pedindo a sua intercessão para que nós, no nosso dia a dia, consigamos viver a santidade, e um dia também possamos contemplar a face de Deus.

Que a Solenidade de Todos os Santos desperte em nosso coração o desejo de contemplar a vida dos Santos, pois o seu testemunho é para nós verdadeira inspiração para a nossa vida com Cristo. O testemunho de santidade de tantos homens e mulheres que doaram suas vidas pelo Reino de Deus é contagiante, aquece nosso coração e reforça em nós o desejo pela santidade.

Faça essa experiência, procure ler sobre a vida do Santo de sua devoção, e experimente o desejo da santidade inflamar o teu coração!