São Vicente de Paulo e a caridade do cristão

Neste dia 27 de setembro celebramos a memória litúrgica de São Vicente de Paulo, santo que dedicou a sua vida aos pobres, pois sabia que ao servi-los, se colocava mais perto de Jesus. 

 

Desde muito cedo já tinha certeza de sua vocação e do seu chamado a servir a Deus. Com 19 anos foi ordenado sacerdote. Em uma viagem de navio, foi surpreendido por piratas, que o venderam como escravo. Pelas músicas que São Vicente cantava ao orar, a esposa de seu dono teve o coração convertido, fazendo com que o dele também fosse.

 

Nisso, São Vicente foi liberto. Depois disso, formou-se em Direito Canônico. Visitava hospitais, fazia a distribuição de esmolas e via o rosto de Cristo em cada um dos doentes e necessitados. Hoje, vemos São Vicente de Paulo como o pai dos pobres, e nos inspiramos em seu serviço caridoso.

 

São Vicente de Paulo colocou o serviço aos pobres acima de quase todas as atividades em sua vida. Ele teve uma vida devota de oração, mas a prioridade de seu carisma era o amor e o cuidado com o próximo. Entendia que a resposta estava no cuidado sincero, no contato olho a olho, e não apenas na caridade financeira, doando alimentos ou dinheiro para determinada instituição. 

 

“A caridade é um fardo pesado, mais pesado que o prato de sopa e a cesta de pão, mas mantenha sua doçura e seu sorriso. Não basta dar a sopa e o pão” – São Vicente de Paulo

 

Resumindo, os pobres não merecem apenas a nossa caridade, mas sim o nosso amor e cuidado! Precisamos lhes conceder dignidade, perceber a humanidade em cada um deles, e sermos transpassados por cada uma das histórias. Cristo habita em cada um de nós e, quando negligenciamos os necessitados, estamos recusando Jesus. 

 

“Cristo quis nascer pobre e escolheu para si discípulos pobres. Ele se fez servo dos pobres e compartilhou a pobreza deles” – São Vicente de Paulo

 

Que São Vicente de Paulo possa ser uma grande inspiração para cada um de nós, que possamos a partir de hoje, olhar de uma maneira diferente para aqueles que precisam do nosso cuidado. 

 

São Vicente de Paulo, rogai por nós.