São José Operário, modelo para todos os trabalhadores
No dia 1º de maio, celebramos não apenas o Dia do Trabalho, mas também a memória de São José Operário, conhecido como o patrono dos trabalhadores, pois dedicou-se totalmente ao seu trabalho, buscando alcançar a santidade através dele, inspirando-nos a valorizar o trabalho como uma forma de alcançar o Céu.
São José é um modelo para os trabalhadores, pois aceitou seu trabalho com humildade, buscando a santificação pessoal e cuidando da Sagrada Família de Nazaré.
Além de ser um pai amoroso, ele também foi responsável pela educação e proteção de Jesus e Maria.
Transformou sua vida em um serviço contínuo, demonstrando obediência, justiça, proatividade, humildade e esforço, características essenciais para um bom trabalhador.
Bento XVI, ao referir-se a vida de São José e sua relevância para a vivência cristã no trabalho, disse:
“O exemplo de São José é para todos nós um forte convite a desempenhar com fidelidade, simplicidade e humildade a tarefa que a Providência nos destinou”.
Podemos deixar como reflexão no dia de hoje:
Qual a tarefa/dom que o Senhor confiou a você?
Você tem cumprido seus deveres?
Muitas vezes vemos o trabalho como uma obrigação ou algo frustrante… as longas horas de trabalho, a pressão e a instabilidade podem fazer com que o verdadeiro valor se perca, no entanto, como cristãos, precisamos valorizar nosso trabalho e encontrar significado em nossos ofícios.
Ao confiar a São José a proteção dos trabalhadores e a associar o dia do trabalho à uma visão cristã, a Igreja deseja recordar o verdadeiro valor do trabalho. Quando cumprimos, com “fidelidade, simplicidade e humildade a tarefa que a Providência nos destinou”, nos aproximamos de nosso caminho de santidade e nos esforçamos em corresponder a Graça de Deus.
Peçamos a São José Operário que nos ajude a manter nossos empregos, a construir carreiras baseadas na justiça de Deus e a encontrar santidade e dignidade em nossos trabalhos.
São José Operário, cuja proteção é tão grande, tão forte e tão imediata diante do trono de Deus, coloco em vossas mãos todos os meus interesses e desejos!
Amém.