São Jerônimo: descubra a importância da vocação deste santo na nossa vida

São Jerônimo, nasceu no ano 347, na província romana da Dalmácia, atual Croácia. Seu nome de batismo é Eusebius Sophronius Hieronymus, e ele foi um grande biblista na história da Igreja Católica. E é justamente disso que vem a importância da sua vocação na vida da Igreja.

Vamos conhecer melhor quem é São Jerônimo!

A conversão

São Jerônimo era de família nobre e rica. Sendo assim, recebeu boa educação. Na juventude, depois de perder seus pais, ele usou o dinheiro que tinha para se aprofundar nos estudos. Foi para Roma estudar letras gregas, latinas e hebraicas.

Lá ele visitou as catacumbas, onde pôde contemplar as capelas e se esforçava para decifrar os escritos nos túmulos dos mártires. Então, se converteu ao cristianismo e foi batizado.

Contudo, numa noite em que estava febril, ele sonhou com Jesus, pois não estava sendo sincero em sua conversão. Isso porque em seus estudos, ele preferia ler escritos pagãos a ler as Sagradas Escrituras.

Depois desse sonho, ele passou a ler as Sagradas Escrituras com grande amor e zelo.

A vida penitente

Certa vez, em viagem pela França, o santo conheceu um monastério e decidiu retirar-se para vivenciar a experiência espiritual.

Depois disso, viajou para a Terra Santa onde, por muitos anos, viveu no deserto da Síria, praticando rigorosos jejuns e penitências, que quase o levaram à morte.

No ano 379, ele foi ordenado sacerdote pelo bispo Paulino, na Antioquia. Porém, ao invés de seguir com a vida pastoral, ele optou por ser um monge dedicado à reflexão, ao estudo e divulgação do cristianismo.

Uma importante missão

O bispo Paulino convidou Jerônimo para acompanhá-lo a um Concílio Regional em Roma. Na ocasião, o santo foi apresentado ao Papa Dâmaso como um exegeta, ou seja, intérprete e profundo conhecedor das linguagens bíblicas.

Tempos depois, no ano 382, Jerônimo voltou para Roma, a pedido do Papa Dâmaso, para ser seu secretário particular. E foi dessa forma que ele recebeu uma das tarefas mais importantes de sua vida: traduzir a Bíblia, do grego e do hebraico para o latim.

O seu trabalho resultou numa edição chamada, em latim, de “Vulgata”, e se tornou o texto bíblico oficial da Igreja Católica a partir do Concílio de Trento. Eis a importância da vocação de São Jerônimo para a vida da Igreja e para os nossos dias.

Ao longo do seu trabalho de tradução dos textos bíblicos, que durou mais de uma década, São Jerônimo encontrou passagens difíceis de serem compreendidas e traduzidas. Sendo assim, ele deixou escrito alguns prefácios e comentários sobre os textos da Sagrada Escritura. Esses prefácios e comentários são as notas de rodapé que podemos encontrar na Bíblia, e que nos ajudam a compreender o que lemos.

Além desse trabalho com a Bíblia, São Jerônimo também escreveu importantes livros que se tornaram muito conhecidos no meio religioso.

A vida eterna

Depois de terminar seu importante trabalho com a Bíblia, no ano 385 ele retornou para Antioquia. Em Belém, ele dedicou-se à defesa da fé, ao ensino da cultura clássica e cristã e ao acolhimento de peregrinos.

São Jerônimo faleceu no ano de 419, perto da Gruta da Natividade, em 30 de setembro.

Devido ao seu trabalho, a Igreja o declarou padroeiro de todos aqueles que se dedicam ao estudo das Sagradas Escrituras e fixou o Dia da Bíblia no mês de seu aniversário de morte.

São Jerônimo, rogai por nossa vocação!