São Francisco de Assis, nosso Patrono.

No dia 4 de outubro temos a felicidade de celebrar a memória litúrgica de um de nossos Patronos, o santo que abraçou a pobreza e converteu-se radicalmente para viver o Evangelho: São Francisco de Assis!

 

Nascido em 1182 em Assis, na Itália, o santo era filho de um rico comerciante italiano e de uma francesa. Foi batizado em Santa Maria Maior com o nome de Giovanni, mas depois que seu pai voltou de uma viagem à França, mudou seu nome para Francisco, uma homenagem àquela terra.

 

Foi educado de maneira cristã, especialmente por sua mãe, uma cristã fervorosa e dedicada à família. Desde muito novo, aprendeu com seu pai a arte do comércio, era um jovem alegre e cheio de amigos, que gostava de banquetes e de festas, gostava de se divertir.

 

Foi chamado a viver a conversão verdadeira pelo Senhor, quando se encontrava doente, já estando a caminho da guerra como os jovens ambiciosos da época, escutou uma Voz que lhe dizia: “Francisco, o que é mais importante, servir ao Senhor ou servir ao servo?” e ele responde “Servir ao Senhor, é claro. “.

 

Então recebe a pergunta:“Então, por que te alistas nas fileiras do servo?”, e ele responde com outro questionamento: “Senhor, o que quereis que eu faça?” e recebe “Volta a Assis e ali te será dito”. 

 

Voltou a Assis, e começou a se dedicar à oração e à contemplação. Começou a sentir em seu coração o chamado à santidade, à simplicidade e à humildade. Em certa ocasião, rezando na capela de São Damião, escutou uma voz que saia do crucifixo e dizia: “Francisco, vai e reconstrói a minha Igreja que está em ruínas”. 

 

O santo vende tudo o que tinha e entrega o dinheiro ao padre da Igreja de São Damião, pedindo permissão para viver com ele. Mas seu pai desaprovou a decisão, foi buscar o filho e o prendeu em casa. Foi libertado por sua mãe e voltou para a Igreja. Seu pai, sabendo disso, encontrou-o e o fez decidir entre voltar para casa ou renunciar sua herança. Ele renunciou a sua herança!

 

Ele começa a anunciar o Evangelho, movido pelo Espírito Santo. Convidando outros a buscarem a santidade com ele. Alguns começaram a partilhar da mesma vida e se associaram à ele. Assim começou a Ordem dos Frades Menores. Abraçavam uma vida de pobreza e doação, com amor, distribuíam aos pobres tudo o que tinham.

 

Ele recebeu os estigmas de Cristo, e viveu grande intimidade com Deus, adorando-O constantemente e zelando pela criação. Um homem de paz, que com alegria viveu o verdadeiro Evangelho.

São Francisco de Assis, rogai por nós!