São Fidélis de Sigmaringa, fiel a vontade de Deus
Hoje, dia 24 de abril celebramos o dia de São Fidélis de Sigmaringa, mártir e fiel à vontade de Deus
Mas você conhece São Fidélis?
Nascido em 1577, na Alemanha, seu nome de batismo era Marcos (se tornará Fidélis somente quando se tornar um religioso franciscano). Nasceu em uma família rica, o que lhe possibilitou acesso aos estudos. Se tornou então advogado civil e também estudou filosofia e direito eclesiastico.
Era conhecido em sua cidade como o “advogado dos pobres”, pois de fato, nunca negava ajuda para aquelas pessoas humildes e necessitadas e advogava por aqueles que não tinham condições financeiras para arcar com os custos de um advogado.
Porém, mesmo gostando de exercer a advocacia, percebia que a sua vocação não era aquela.
Faltava algo.
Faltava alguma coisa.
Queria seguir algum outro caminho…
Até que em 1612 decidiu abandonar tudo o que tinha conquistado ao longo dos anos de estudo e exercício da profissão para ingressar na ordem franciscana dos “capuchinhos”, e a partir disso, desenvolveu-se muito bem na vida religiosa.
Passou então a se chamar Fidélis (que significa fiel) e se desenvolveu na contemplação e na meditação. Escreveu diversos ensinamentos sobre a espiritualidade da vida franciscana e também sobre a busca da santidade. Tamanha era a sua pregação e clareza em expor sua fé que foi convidado diversas vezes para pregar o Evangelho as nações a mando do Papa da época.
Foi então para Suíça anunciar a palavra e catequizar aquele povo; e depois de alguns dias de evangelização começou a ser perseguido por aqueles que se opunham a ele.
Seu martírio aconteceu no dia 24 de abril de 1622.
Depois de celebrar a Santa Missa, com cerca de 45 anos, teve o discernimento de que estava próxima sua partida. Fez uma oração de entrega a Deus e, logo em seguida, foi preso e levado por homens que queriam que ele renunciasse a sua fé.
Fidélis deixou claro que não o faria e que não temia a morte.
Ajoelhou-se e rezou:
“Meu Jesus, tende piedade de mim. Santa Maria, Mãe de Deus, assisti-me.”
E no momento de sua morte, quando lhe deram o golpe certeiro de espada caiu ajoelhado e suas últimas palavras foram: “eu perdoo vocês”. E morreu ali, derramando seu sangue pela Verdade. Por amor a Cristo e sua Igreja.
Peçamos hoje a intercessão de São Fidélis, para que saibamos defender a fé católica e a também perdoar os nossos inimigos.
Oração a São Fidélis:
“Ó Deus de admirável providência, que, no mártir São Fidélis de Sigmaringa destes ao vosso povo pastor corajoso e forte, concedei-nos, pela sua intercessão, ajuda nas tribulações e firme constância na fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.”
São Fidélis, rogai por nós!