Santos Inocentes: qual o significado desta celebração?

O Dia dos Santos Inocentes é uma celebração da Igreja Católica que acontece no dia 28 de dezembro. Ela é uma homenagem aos meninos que foram assassinados por ordem do rei Herodes, no ano do nascimento de Jesus.

Por que essas crianças foram assassinadas?

Encontramos a resposta no relato bíblico desta história que está no Evangelho de Mateus, capítulo 2, versículos 16 a 18. Segundo o relato, o rei Herodes ficou sabendo do nascimento de Jesus Cristo e ficou preocupado, pois acreditava que o menino viria para ser rei deste mundo.

Ou seja, Herodes estava com medo de que o Messias um dia lhe tirasse o seu trono. Mas ele não sabia quem era Jesus, então, para se livrar dele, Herodes ordenou que todos os meninos de dois anos ou menos que tivessem nascido em Belém fossem mortos. Sua intenção é matar a Jesus.

Mas Deus que tanto desejava nos salva, avisou José em sonho por meio de um anjo que lhe disse que deveria sair de Belém com Maria e o Menino recém-nascido.

Contudo, milhares de crianças foram assassinadas devido a ideia maligna de Herodes, essas crianças são chamadas pela Igreja de “Santos Inocentes”.

 

O significado religioso do Dia dos Santos Inocentes

Para a Igreja Católica, os Santos Inocentes são considerados mártires. Eles são lembrados como vítimas da injustiça e da violência, e seu exemplo é visto como uma inspiração para os cristãos.

A celebração dos Santos Inocentes também é uma oportunidade para os cristãos refletirem sobre a importância da paz e da justiça. É um dia para lembrar que todos os seres humanos são criados à imagem e semelhança de Deus, e que todos têm o direito à vida e à dignidade.

 

Os Santos Inocentes da atualidade

Mais do que recordar a memória daqueles inocentes martirizados por Herodes, a celebração dos Santos Inocentes nos convida a refletir sobre as atitudes malignas da sociedade atual.

Hoje em dia, os Santos Inocentes são as criancinhas assassinadas no ventre de suas mãe pela prática do aborto.  Além disso, tantas outras crianças que são vítimas do egoísmo e do orgulho dos mais velhos: aquelas que são privadas de amor, de alimento, maltratadas ou massacradas devido a guerras.

Neste dia, vamos rezer ao Senhor pedindo proteção às nossas crianças e o fim dos massacres e qualquer tipo de violência contra as crianças em todo o mundo.