Santo Agostinho, bispo e doutor da Igreja

Santo Agostinho, doutor da Igreja, nasceu no dia 13 de novembro de 354, em Tagaste, África. Apesar de ter sido educado segundo a fé católica, por sua piedosa mãe, Santa Mônica, viveu durante muitos anos de sua vida segundo suas paixões. 

Certa vez, desorientado e confuso, Santo Agostinho se encontrava em um jardim, e em meio a sua angústia e aflição, pareceu-lhe ouvir uma voz infantil que dizia repetidamente: “Toma e lê!” Achando que a voz o convidava a tomar em mãos as Cartas de Paulo, que estavam sobre a mesa próxima, ele obedeceu. 

Ao abrir as escrituras se deparou com a passagem de Romanos 13, 13-14: “Comportemo-nos honestamente, como de dia, não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.”

Como um raio de luz que dissipa as trevas, essa palavra convenceu sua alma da verdade que é o próprio Cristo. Naquele momento, sentiu um profundo chamado à conversão e à entrega total a Deus. A partir dessa experiência mística, ele decidiu mudar radicalmente de vida, abandonando seus antigos vícios e buscas mundanas. Agostinho tornou-se um dos maiores santos da história, bispo de Hipona e doutor da Igreja.

Santo Agostinho, rogai por nós!