Santíssimo Nome de Maria, por que honramos este nome?
No dia 12 de setembro a Igreja celebra a memória do Santíssimo Nome da Virgem Maria. Mas, afinal, por que devemos honrar este nome? Vamos descobrir!
Maria ilumina os céus e a terra
O nome de Maria vem do hebraico “Miriam”, que significa “Senhora da Luz”, mas segundo os estudiosos, este nome pode ter diversas origens. Alguns dizem que derivado da raiz “mery”, que em egípcio significa “muito amada”.
Contudo, a própria Virgem Maria em uma de suas aparições à Santa Matilde, que viveu entre os anos 1241-1298, afirmou: “O nome de Maria, que significa Senhora da luz, indica que Deus me encheu de sabedoria e luz, como astros brilhantes, para iluminar os céus e a terra”.
O nome de alguém tem grande importância na literatura bíblica, pois representa o que é a pessoa. E seguramente São Joaquim e Santa Ana, os pais de Nossa Senhora, colocaram na filha o nome Maria por inspiração do Espírito Santo. O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que todo nome “é sagrado. O nome é a imagem da pessoa. Exige respeito em sinal da dignidade do que o leva” (CIC 2158).
Ao longo do tempo, muitos santos deram testemunho sobre a força do Nome de Maria, que tem o poder de espantar os demônios e de atrair os anjos. Alguns compararam a força do nome de Maria ao de Jesus, pelo seu poder de intercessão.
Portanto, neste dia, somos convidados a recomendar a Deus, pela intercessão de Sua Mãe Santíssima, as nossas necessidades e as necessidades da Igreja. É também dia de agradecer ao Senhor pelas graças que já alcançamos invocando o Nome Santo de Maria. Em uma de suas audiências, o Papa Francisco nos recomendou que devemos recorrer à Maria “para que cada um de nós possa contribuir para o crescimento da paz e justiça no mundo”.
O nome de Maria deve ser invocado sempre
Maria é a Mãe do nosso Redentor e Ela é também a nossa Mãe do Céu. Logo, honramos o nome de Marai porque Ela é o caminho seguro que nos leva a Jesus e que nos conduz ao Céu.
O Papa Bento XVI, em 12 de setembro de 2007, na Basílica de Mariazell, na Áustria, falou na sua homilia: “Sabemos que Maria satisfaz a nossa oração: sim, em qualquer momento, quando olhamos para Maria, ela mostra-nos Jesus. Assim podemos encontrar o caminho justo, segui-la passo a passo, cheios de confiança jubilosa de que o caminho leva à luz na alegria do Amor eterno”.
Portanto, neste dia, vamos pedir a Maria que nos ajude a manter nossos olhos bem fixo em Jesus e a segui-Lo sempre, mesmo quando for difícil.
Oração ao Nome de Maria
Reze também esta oração extraída do livro “Glórias de Maria”, de Santo Afonso Maria de Ligório, que foi um grande fiel de Maria:
“Grande Mãe de Deus e minha Mãe, ó Maria! É verdade que não sou digno de proferir o vosso nome; mas vós, que me tendes amor e desejais a minha salvação, concedei-me, apesar da minha indignidade, a graça de invocar sempre em meu socorro o vosso amantíssimo e poderosíssimo nome, pois é ele o auxílio de quem vive e a salvação de quem morre. Puríssima e dulcíssima Virgem Maria, fazei que seja o vosso nome, de hoje em diante, o alento da minha vida. Senhora, não tardeis a socorrer-me quando vos invocar, pois, em todas as tentações que me assaltarem, em todas as necessidades que me ocorrerem, não quero deixar de vos chamar em meu socorro, sempre repetindo: Maria! Maria! Assim espero fazer durante a vida; assim espero fazer, particularmente, na hora da morte, para ir, depois, eternamente louvar no céu o vosso querido nome, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria!” Amém.