Santa Rita de Cássia: A Santa das Causas Impossíveis
No dia 22 de maio, celebramos a vida e o legado de uma das santas mais amadas pelos fieis: Santa Rita de Cássia.
Conhecida como a “Santa das Causas Impossíveis”, é considerada uma intercessora poderosa diante dos desafios e dificuldades que parecem impossíveis.
A história de Santa Rita é marcada por sua perseverança, fé inabalável e exemplo de virtudes.
Ela nasceu no século XIV, na cidade de Roccaporena, na Itália e desde cedo, mostrou-se uma mulher de profunda devoção a Deus, entregando-se à oração e à vida espiritual.
Rita aspirava ingressar no convento, mas seus pais a prometeram em casamento, ela aceitou então essa união contrariada, buscando ser uma esposa dedicada e uma mãe amorosa para seus filhos e, apesar das dificuldades que enfrentava em seu casamento, nunca deixou de orar e confiar em Deus.
Depois de anos de sofrimento, seu marido foi assassinado e ao invés de desejar vingança, Santa Rita escolheu o caminho do perdão e da reconciliação. Seus filhos, impulsionados pelo ódio, ansiavam vingar a morte do pai, mas Santa Rita intercedeu por eles, pedindo a Deus que não permitisse que seus corações se enchessem de rancor.
Por intermédio de sua intensa oração, Deus tocou os corações de seus filhos, que renunciaram ao desejo de vingança e buscaram o perdão. Esse momento marcou a conversão da família, que pôde experimentar a paz e a reconciliação verdadeira.
Após a morte de seus filhos, Santa Rita conseguiu realizar seu desejo de entrar para a vida religiosa. Lá, viveu uma vida de oração, penitência e serviço aos necessitados. Ela foi agraciada com diversos dons espirituais, incluindo a estigmatização, onde recebeu as marcas das feridas de Cristo em seu corpo.
A fama de sua santidade espalhou-se por toda a região, e muitos buscavam sua intercessão para situações impossíveis.
Inúmeras pessoas testemunharam graças alcançadas por meio de sua poderosa intercessão junto a Deus. Por isso, Santa Rita ficou conhecida como a “Santa das Causas Impossíveis”.
Santa Rita de Cássia nos ensina que, mesmo diante das situações mais difíceis e aparentemente sem solução, devemos confiar em Deus e perseverar na oração.
Ela nos mostra que o amor, o perdão e a reconciliação têm o poder de transformar as vidas e restaurar os relacionamentos.
Neste dia dedicado a Santa Rita, convidamos todos a rezar e pedir sua intercessão para as causas impossíveis que carregamos em nossos corações.
Confiantes, rezemos:
“Ó Poderosa Santa Rita, chamada Santa dos Impossíveis, advogada nos casos desesperados, socorro na última hora, refúgio nos momentos da dor que arrasta as almas ao abismo do crime e da desesperação, com toda confiança em vosso celeste patrocínio, recorro a vós neste caso difícil e imprevisto que oprime dolorosamente o meu coração.
Dizei-me, ó cara Santa Rita, não me quereis ajudar e consolar? Quereis afastar o vosso olhar, a vossa piedade do meu coração tão povoado pela dor?
Também vós sabeis o que é martírio do coração. Pelas dores atrozes que sofrestes, pelas lágrimas amargas que santamente derramastes, ah! vinde em meu auxílio! Falai, rezai, intercedei por mim, que não ouso fazê-lo junto ao coração de Deus, Pai de Misericórdia e fonte de toda a consolação.
Alcançai a graça que desejo, porque quero alcançá-la, sendo-me ela tão necessária. Apresentada por vós, que sois tão cara a Deus, a minha prece será certamente atendida. Dizei-me ao Senhor que dessa graça servir-me-ei para melhorar a minha vida e os meus hábitos, e proclamar na Terra e no Céu a misericórdia divina. Assim seja!”