Santa Maria Madalena, padroeira de muitas causas

Santa Maria Madalena foi a primeira testemunha da ressurreição de Jesus. “Mulher, por que você está chorando? A quem está procurando?” (Jo 20,15), disse a ela Jesus ressuscitado.

E quando reconheceu que Aquele era Jesus, alegrou-se imensamente e partiu para contar aos apóstolos que o Mestre estava vivo, havia ressuscitado.

Mas quem era essa mulher que mereceu ser a primeira com quem Jesus falou após sair do túmulo? Vamos conhecê-la!

Uma pecadora convertida

Maria Madalena pertencia à cidade de Magdala, que ficava às margens do Lago de Genesaré, perto de Cafarnaum.

A Palavra de Deus diz que Maria Madalena era atormentada por sete demônios, sendo assim, agia de acordo com a vontade deles.

Ela era uma mulher rica, de muitas posses, tinha muitos homens a seus pés, mas estava cansada da vida que levava.

O Evangelho de Lucas cita que uma pecadora, provavelmente Maria Madalena, quando soube que Jesus estava na casa de um fariseu, correu ao Seu encontro, pois seu coração ansiava por uma conversão. Então, ela levou consigo “um vaso de alabastro cheio de perfume; e, estando a seus pés, por detrás dele, começou a chorar. Pouco depois, suas lágrimas banhavam os pés do Senhor e ela os enxugava com os cabelos, beijava-os e os ungia com o perfume” (Lucas 7,37-38). E o que Jesus lhe disse? “Perdoados te são os pecados”; “Tua fé te salvou; vai em paz” (Lc 7,48.50).

E após ser perdoada e libertada por Jesus, Madalena decide segui-Lo e usou todo seu dinheiro a serviço do Reino de Deus, mostrando que a conversão chegou a todas as áreas da sua vida.

Maria Madalena tinha um amor puro Jesus, desinteressado, como todos nós devemos ter.  Sua devoção era ardente, e ela não se afastou de Jesus nem mesmo nos momentos de perigo, dor ou sofrimento. Pelo contrário, ela acompanhou Jesus em seu martírio em direção ao calvário (cf. Lc 23,27); foi testemunha da Sua crucificação e morte (Jo 19,25); esteve em seu sepultamento (Mc 15,47); ela chorou quando não encontrou o corpo do Senhor do túmulo (cf. Jo 20,11); foi a primeira testemunha da sua ressurreição (Mt 28,1-10) e também a primeira a dar testemunho da sua ressurreição aos apóstolos (Jo 20,17-18).

Padroeira de muitas causas

Por seu testemunho de conversão e vida, Maria Madalena é padroeira dos pecadores arrependidos, dos convertidos, das mulheres, daqueles que são ridicularizados por sua fé e piedade, dos boticários, dos cabeleireiros, dos fabricantes de perfumes, da vida contemplativa e contra a tentação sexual.

A sua Festa Litúrgica foi instituída pelo Papa Francisco em 2016 para, segundo informações do Vaticano, “ressaltar a importância desta discípula fiel de Cristo, que demonstrou grande amor por Ele e Ele por ela”.

 

Oração à Santa Maria Madalena

Santa Maria Madalena, vós que ouvistes da boca de Jesus estas palavras: “Muito lhe foi perdoado porque muito amou… vai em paz, os teus pecados estão perdoados”,

alcançai-me de Deus o perdão dos meus erros e pecados, deixai-me participar do ardente amor que inflamou o vosso coração, para que eu seja capaz de seguir a Cristo até o Calvário, se for preciso e assim, mais cedo ou mais tarde, tenha a felicidade de abraçar e beijar os pés do Divino Mestre.

Como Jesus Ressuscitado vos chamou pelo nome: “Maria!”, que Ele chame também pelo meu nome… e eu nunca mais me desvie do seu amor, com recaídas nos erros do meu passado.

Santa Maria Madalena, rogai por nós! Amém!