Reconhecer Cristo da Terceira Idade

Não é segredo que vivemos em um mundo onde a produtividade é altamente valorizada e exigida. A todo instante, estamos sendo cobrados de mais: mais dinheiro, mais poder, mais seguidores, mais habilidades… Ou seja, resultados a todo custo. Em consequência dessa configuração, alguns grupos de pessoas acabam ficando à margem, por não conseguirem suprir com essa demanda. 

 

Um exemplo nítido são os idosos. A nossa cultura ocidental, cada vez mais, desvaloriza a importância e a dignidade dos idosos por não contribuírem mais, em termos produtivos. 

 

“Os idosos são descartados, abandonados em asilos, sem que seus filhos vão visitá-los ou se vão, vão algumas vezes ao ano. O idoso é colocado bem no canto da existência” (Papa Francisco)

 

Para muitos, eles são um “fardo”, que apenas atrapalham a produtividade daqueles que podem produzir. Quando os casos não são mais graves, envolvendo situações de violência, por incapacidade. 

 

“Com efeito, não faltam aqueles que se aproveitam da idade do idoso, para o enganar, para o intimidar de mil maneiras. Lemos frequentemente nos jornais ou ouvimos notícias de pessoas idosas que são enganadas sem escrúpulos a fim de se apoderar das suas economias; ou que são deixadas desprotegidas e abandonadas sem cuidados; ou que são ofendidas por formas de desprezo e intimidadas a renunciar aos seus direitos” (Papa Francisco) 

 

Cristo nos convida a reconhecer Ele, na face de cada um de nossos queridos idosos. A mesma dignidade que o Pai nos dá, concede também à terceira idade. O amor de Deus por nós não diminui ao longo de nossas vidas, e justamente por isso Ele não esquece de ninguém! 

 

Entendendo isso, nós do Instituto Servos do Imaculado Coração de Maria, somos responsáveis por duas casas de cuidado de idosos — Casa de Idosos São Pio e a Casa de Idosos Santa Clara. Atendemos dezenas de pessoas que, por terem alcançado idades mais avançadas, dependem de nossos cuidados e de nossa dedicação. 

 

Precisamos entender que o chamado à santidade percorre toda a nossa existência. Do momento que somos batizados até nossa morte somos convidados a agradar ao Senhor. 

 

Assim também nós somos convocados: devemos propiciar o melhor ambiente para que os mais velhos optem pelo Bem! Essa é a maior lição: ofertar aos nossos irmãos a liberdade de escolherem por Deus. 

 

Continue intercedendo e guiando nossa missão, Santa Maria, Mãe de todos!