Quem somos
Somos um Instituto de religiosos, religiosas, leigos consagrados e sacerdotes, conhecidos por Servos do Coração de Maria, que motivados pelo desejo de amar a Deus, buscamos viver radicalmente a aliança do Santo Batismo doando livremente tudo o que somos a Ele através da vivência dos conselhos evangélicos.
Como Servos nos comprometemos em viver a submissão à Vontade de Nosso Senhor, exercendo com total entrega o serviço por Ele designado, num desejo sincero de ama-Lo com paixão e de adentrar num processo de apaixonamento por Ele, pois descobrimos na contemplação que Deus foi quem primeiro se apaixonou por nós.
Assim, queremos continuamente oferecer todos os nossos sentimentos, afetos, inteligência, alegrias, vontade e sobretudo nossa caridade, em reparação às ofensas e ingratidões dos homens para com o Augustíssimo Sacramento do altar e para com todos os pobres que Ele mesmo nos confia.
Cultivamos diariamente a vivência do “Primado do Absoluto”, ou seja, em nossa vida de consagrado há somente um absoluto que é Deus e alimentamos esta experiência com a oração pessoal e comunitária através da participação da Santa Missa, adoração ao Santíssimo Sacramento, liturgia das horas, meditação da Palavra de Deus, devoção a Virgem Maria, nossa Mãe, e momentos de meditação ou leitura espiritual.
Em comunhão com a Santa Igreja Católica e em total obediência ao Sumo Pontífice, queremos a exemplo da Santíssima Virgem Maria, espelho de uma ardente caridade, dar nosso Sim a Deus e nos colocarmos a serviço da construção do Reino aqui e agora.
Carisma
“O amor não é amado! O amor não é amado! ” (São Francisco de Assis)
O carisma do Instituto Servos do Coração de Maria é um legado de amor, inspirado pelo Espírito Santo de Deus no coração do nosso Fundador, o qual consiste em adorar ao Santíssimo Sacramento, amar aos pobres, buscando concretamente a restauração de sua dignidade de filho muito amado de Deus e aliviar seus sofrimentos, pois reconhecemos nele Jesus Crucificado e o anuncio do Santo Evangelho como sinal vivo de Esperança da Palavra transformada em ação e missão, especialmente no amor pelo Verbo encarnado e crucificado.
Fundação das Casas
Quando demos início ao Instituto Servos do Coração de Maria em Arapongas no ano de 2010 através da inspiração do Espirito Santo dentro do carisma que nosso Senhor nos pedia sentíamos a necessidade de acolher aqueles mais necessitados, abandonados ou excluídos pela sociedade. Conseguimos então uma casa de passagem onde as pessoas que viviam em situação de vulnerabilidade podiam ir tomar banho, jantar e passar a noite, porém no outro dia voltavam para rua o que nos deixava muito triste por não poder ajudar de forma eficaz.
Conseguimos então com a ajuda de pessoas muitos especiais, enviados de Deus a ajuda financeira para alugar nossa primeira casa, onde começamos a acolher de forma permanente os necessitados conforme pedia nosso Senhor em nossos corações para maior vivencia de nosso carisma e dando aos necessitados ajuda em todos os sentidos seja ela material ou espiritual.
Iniciamos nosso trabalho com moradores de rua e depois fomos amadurecendo nosso carisma e buscando dentro da vontade de Deus qual o público seria nosso foco, sempre buscando fazer a vontade de Deus, começamos a acolher os moradores de rua mais idosos pela fragilidade e maiores necessidades, foi quando começamos a ver qual era nosso público para assim vivermos o tripé de nosso carisma. Assim demos início de forma palpável a vivencia de nosso carisma.
Recebemos o convite para a abertura de uma casa de missão na cidade de Codó, no estado do Maranhão. Nascia aí a casa de idosos São Pio e alguns anos depois, veio a casa da parte feminina: Casa Santa Clara.
Os idosos que são acolhidos em nossas casas voltam a ganhar a dignidade de filhos de Deus, pois possuem assistência religiosa, e também recebem os cuidados com a saúde, tem momentos diversão, passeios, fisioterapia, psicóloga entre outros dos quais necessitarem.
Todas as nossas casas têm a missão de viver nosso carisma em seus três aspectos: adoração ao Santíssimo Sacramento, cuidado com os pobres e anuncio do Santo Evangelho com a vida. Temos em nossas casas a graça do Santíssimo exposto todos os dias para adoração, o cuidado com o pobre olhando para ele como o próprio Cristo sofredor e com o exemplo de nossa vida poder levar Deus através da doação de nossa juventude e trabalho prestado a aqueles que mais necessitam. Vivemos assim o serviço a Cristo seguindo os exemplos da Virgem Maria que viveu junto de nosso Senhor no silencio de seu coração porem em uma entrega total de sua vida a Deus, vivendo plenamente o AMOR.
“NÃO EXISTE VOCAÇÃO SEM CRUZ, NÃO HÁ AMOR SEM RENUNCIAS”