Que Nossa Senhora seja nossa guia rumo ao Reino dos Céus
Hoje celebramos como Igreja a Solenidade da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria! Hoje, a festa tem por base um dogma mariano, verdade incontestável de fé que nos diz sobre como a Mãe de Deus adentrou ao Reino dos Céus.
Somos felizes em nossa fé hoje porque Nossa Senhora nos precede no caminho para o céu. O dogma que confirma esse fato foi instituído a mais de 70 anos atrás, pelo Papa Pio XII, e nos diz que “A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial”.
Maria foi assunta ao Céu considerando-se que não foi vencida pela morte, que é salário do pecado (Romanos 6,23). Maria não teve seu corpo corrompido pelo pecado, e por isso foi levada de corpo e alma.
A assunção de Maria está relacionada à ressurreição de Cristo e a nossa! Se considerarmos a humanidade de Maria, comum a nós, o fato dela estar glorificada no Céu é uma antecipação da nossa ressurreição.
“A Assunção da Santíssima Virgem constitui uma participação singular na Ressurreição do seu Filho e uma antecipação da Ressurreição dos demais cristãos”. – Catecismo da Igreja Católica, 966
Durante toda a sua existência Maria foi exemplo, nos ensinou o real significado do serviço, da humildade, da obediência e do amor – tanto ao próximo como ao teu Filho. Vemos em Nossa Senhora o reflexo de Cristo. Pelos seus passos, sabemos que caminho seguir, pois todos os trajetos feitos por Maria nos mostram Jesus ao final deles.
O mesmo acontece com o rumo ao Reino dos Céus. Por primeiro, Maria nos precede, é levada de corpo e alma por Deus. E, como consequência, a Mãe mostra o caminho para cada um de seus filhos, deixa claro que a única via, e única maneira é o Salvador.
Nossa Senhora, rogai por nós que recorremos a vós!