Qual o papel do amor em nossas missões?

“O amor… é um universo em si mesmo” – Santa Teresinha do Menino Jesus

 

Hoje comemoramos com alegria o dia de Santa Teresinha do Menino Jesus! Teresinha é uma das santas mais conhecidas pela comunidade católica, juntando devotos pelo mundo todo. Seu carisma cativa e inspira, reforçando a importância da humildade e do amor em um caminho cristão.

 

A pequena Teresa nasceu em 1873 na França, e desde muito nova foi ensinada nos caminhos de Deus. Sua mãe faleceu quando ela tinha 4 anos e nisso, se apoiou muito em sua irmã mais velha, que logo entrou para o Carmelo. 

 

  E, com apenas 15 anos, entrou no Mosteiro das Carmelitas depois de receber a autorização do Papa Leão XIII, com o qual ela insistiu que deveria conversar pela autorização. Ela viveu uma vida de muita humildade, e em 1997 tornou-se Doutora da Igreja. Seus escritos verdadeiramente nos mostram essa simplicidade e amor que a santa carregava em seu coração

 

Mesmo passando toda a sua vida no Carmelo, entendeu em essência sobre a alma do chamado missionário: precisava ser sobre o amor. Para Teresa de Jesus, ser missionária não era uma questão de geografia, mas sim de amor. 

 

Nos mostra que a santidade não é a grandeza das obras, mas o amor com que elas são feitas, alimentando em nós a grande vontade de nos juntarmos ao Pai, em Sua vida eterna.

 

Ela verdadeiramente viveu sua vocação, sempre muito humilde, entregava todo o seu serviço como um sacrifício de amor e oração à Jesus. Não é à toa que anos depois foi eleita Doutora da Igreja, pois seus escritos nos mostram o profundo amor que vivia pelo Senhor e um profundo entendimento espiritual.

 

O amor tinha um papel imensamente importante na vida de Teresinha, ela mesmo discerniu que a vocação dela era o amor, e com isso, tem muito a nos ensinar sobre as nossas próprias missões.

 

Nada é válido se não pautado no amor. Deus em essência é amor, conhecemos o amor pois Ele nos ensina, com imensa paciência, sobre o que é a caridade. Viemos para o mundo para semear o amor, viver do amor e voltar para o amor. Sem o amor, nada seríamos. 

 

“Não perca uma única oportunidade de fazer um pequeno sacrifício, aqui por um olhar sorridente, ali por uma palavra amável; sempre fazendo da maneira correta e fazendo tudo por amor.” 

 

Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!