Por que precisamos ser gentis?
Talvez você não saiba dessa informação, mas existe um dia dedicado à gentileza! O Dia Mundial da Gentileza é comemorado, pelo calendário sazonal, no dia 13 de novembro. Ter um dia inteiramente dedicado à gentileza nos instiga a pensar sobre a importância dela, e o papel dela nos dias de hoje. Somos convidados a uma boa reflexão:
Ainda é possível ser gentil nos dias de hoje?
E, por que precisamos tanto da gentileza?
Enquanto definição, podemos entender a gentileza como um ato amável, distinto e delicado. Quando alguém nos estende a mão, nos ajuda, nos professa uma palavra de carinho, podemos dizer que essa pessoa foi gentil.
Geralmente, a gentileza acontece sem segundas intenções, é um sentimento puro e genuíno, quando reconhecemos no olhar do outro sua dignidade humana. E, mesmo sem intenção, sabemos que a gentileza gera gentileza, aqui encontramos a beleza da vida, na simplicidade.
Por sermos cristãos, enviados pela misericórdia divina, precisamos das ações gentis, pois elas transparecem a caridade de Cristo, no dia-a-dia. São pequenas ações, sem grandes gestos, que fazem com que os filhos de Pai sintam-se amados, tanto por Ele quanto por nós.
Vamos listar algumas ideias de atitudes gentis que podem fazer a diferença no dia de alguém.
- Cumprimente os outros
- Respeite a opinião do outro
- Doe aquilo que não usa
- Ajude seus vizinhos
- Ouça as pessoas mais velhas
- Ensine aquilo que sabe
- Seja gentil no trânsito
Um pequeno gesto pode anunciar o amor de Cristo, sem mesmo com que ele seja mencionado. Quando defendemos um mundo mais pacífico, precisamos entender que a nossa parte é essencial. Seja no “muito obrigado”, ou no “me perdoa”. Lutemos por relações mais fraternas. Que tal ser gentil hoje?
Feliz Dia da Gentileza!