Peça a Mãe do Bom Conselho, e ela atenderá!
No dia 26 de abril, temos a alegria de celebrar a memória litúrgica de Nossa Senhora do Bom Conselho. Maria é, de fato, o caminho mais perfeito que podemos trilhar para buscar a Deus. Por que não recorrer aos conselhos da pessoa que mais amou Jesus nesta terra? Neste artigo conheceremos um pouco sobre essa devoção que remonta à Igreja Primitiva!
A história de Nossa Senhora do Bom Conselho está relacionada com duas Igrejas e um grande milagre! Em 342 e 440, o Papa Xisto III mandou construir uma Igreja dedicada à Nossa Senhora do Bom Conselho na cidade de Genezza, Itália. Sabemos também, que, na Idade Médica havia outra Igreja, na Albânia, onde o povo também venerava com ardor a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho.
No entanto, após a invasão turca que dominou a Albânia em 1467, os cristãos passaram a ser perseguidos. Mas, como Nossa Senhora não abandona seus filhos, um grande milagre aconteceu!
Dois cristãos albaneses, de domes Solavis e Georgi, foram as testemunhas do acontecimento. Ao entrarem no santuário, eles viram uma grande nuvem divina que retirava da parede a Imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho e a levava para a direção de Roma. Por mais que os rapazes tenham perseguido a nuvem até certo ponto, eles acabaram perdendo-a de vista.
Acontece que, a imagem havia se transportado até a cidade de Genezzano, onde a Igreja Antiga de Nossa Senhora do Bom Conselho estava sendo reconstruída. Anos mais tarde, os dois peregrinos Solavis e Gerogi foram reverenciar a imagem, sem nenhuma pretensão, apenas por devoção, e se surpreenderam ao perceber que se tratava da mesma imagem que eles reverenciavam na Albânia.
O fato foi levado ao Papa Paulo II (Pietro Barbbo – pontificado 1464 a 1471) que, na ocasião, foi quem iniciou o processo para apurar a veracidade dos fatos.
Que diante dessa surpreendente história, nossa confiança e devoção para com Nossa Senhora possa crescer ainda mais!
Mãe, dai-nos a graça de sermos sensíveis aos vossos conselhos de amor!
Nossa Senhora do Bom Conselho, rogai por nós!