Os pilares do dia-a-dia, segundo São Francisco

Como muitos sabem, um de nossos queridos patronos é São Francisco de Assis. Patronos são aqueles que, por seus exemplos, nos apontam o caminho a seguir de acordo com o que é próprio de nossa vida. Neles, podemos nos apoiar para obter a santidade, e esse também é o caso de São Francisco. 

 

Em vida, ele deixou tantos ensinamentos que nunca cansamos de aprender com ele. São inúmeros conselhos e direcionamentos deixados por São Francisco, especialmente aqueles que nos guiam à uma vida santa. 

 

Hoje, vamos apresentar Os pilares do dia a dia, formulados a partir do carisma franciscano. Baseados em todos os princípios de vida do santo, essas pequenas ações podem fazer com que nos aproximemos cada vez mais de nosso Pai, que é o amor em essência. 

 

Os pilares são: 

 

Viva o Evangelho: Já dizia São Francisco: “o próprio Altíssimo me revelou que deveria viver segundo a forma do santo Evangelho”, ou seja, é essencial viver conforme a Sagrada Escritura, o conhecendo e entendendo-o.

 

Proteja a criação de Deus: Não à toa São Francisco é padroeiro dos animais. Seu carinho pelas criaturas de Deus era imenso, ele cuidava com amor deles, e nos encoraja a fazer o mesmo. 

 

Faça pequenos sacrifícios: Assim como São Francisco, somos convidados à renúncia, à abnegação e ao abandono. Seja de nossas vontades, nossas riquezas, nosso conforto, ou de nosso orgulho. 

 

Procure a alegria: “O diabo fica mais feliz quando pode arrancar de um servo de Deus a verdadeira alegria de espírito”, disse São Francisco. Precisamos transparecer e sentir a alegria que é servir a Cristo. 

 

Perdoe: A caridade era característica marcante em São Francisco. Sabendo que o perdão é capaz de levar os pecadores para mais perto de Deus, ele pedia a todos que perdoassem. 

 

Busque a paz: O santo saudava as pessoas com “Paz e Bem”, e compartilhava com todos a paz de Deus. Com seu exemplo, somos convidados a ser canal e fazer usufruto dessa paz. 

 

Nessa simplicidade, nessas pequenas ações, podemos honrar São Francisco, pois a partir delas alcançamos a vontade de Deus. 

 

São Francisco de Assis, rogai por nós