O serviço de São João de Deus

Para nossa fé e para a prática dela, São João de Deus é exemplo de entrega e amor ao Pai, e ao próximo. Nosso objetivo hoje é refletir sobre a sua vida, para que possamos nos inspirar e aprender com ele algumas lições essenciais. 

 

Nascido em Portugal, aos oito anos, saiu de casa. Não se sabe ao certo se ele fugiu ou foi raptado por um viajante que se hospedou em sua casa. Sua família sofreu muito com o ocorrido, sua mãe morreu de tristeza e o pai adentrou num convento. 

 

Tempo depois, João de Deus foi entregue a um bom homem, chamado Francisco Majoral. Recebeu o apelido “João de Deus” pois ninguém sabia sobre suas origens ou quem ele era. Francisco Majoral educou-o como filho, durante muitos anos. Porém, quando a filha de Francisco atingiu a maioridade, ele quis que João casasse com ela. Não querendo o casamento e sem saber o que fazer, João fugiu. 

 

Em Granada, ouviu uma pregação de São João D’Ávila e converteu-se, distribuiu os bens que tinha e iniciou uma vida de penitências. Saiu da pregação proclamando: “Misericórdia, Senhor! Eu sou pecador!” 

 

Foi considerado louco e internado num hospício. Lá sofreu intensos tipos de abuso e violência, visto o funcionamento dos hospícios dessa época. Saindo de lá, resolveu fundar uma “casa-hospitalar”, fazendo o cuidado com os portadores de doenças mentais mais humano, e assim surgiu a Ordem dos Irmãos Hospitaleiros. 

 

Hoje, São João de Deus é padroeiro dos trabalhadores dos hospitais e intercede por cada um dos profissionais da saúde, principalmente durante o duro período de pandemia o qual enfrentamos. Seu serviço de amor nos ensina e nos inspira caridade pelos nossos irmãos. 

 

Ele sempre dizia: “fazei o bem, irmãos, para o bem de vós mesmos”

 

A exemplo de Jesus, São João de Deus entendeu a principal lição deixada por nosso Salvador: amar Jesus, amar a nós mesmos e amar o próximo.

 

Temos muito o que aprender com São João de Deus! Seu coração caridoso é inspirador e seu desejo de ajudar ao próximo é admirável. Ele percorreu e trilhou um lindo caminho, seguindo plenamente a vontade de Deus para a sua vida e cumpriu sua missão.

 

São João de Deus, rogai por nós.