O que as 7 moradas de Teresa d’Ávila podem nos ensinar?
Celebramos hoje a memória litúrgica da primeira santa Doutora da Igreja, Santa Teresa D’Ávila!
Uma santa que nos traz escritos profundos, que nos ajudam a desenvolver uma verdadeira intimidade com Deus. Viveu a maior parte de sua vida no Carmelo, fundando cada vez mais conventos durante todos esses anos.
Em seu livro “Castelo interior”, ela compara nossas almas a um castelo, e nos mostra que dentro dele temos moradas. Essas moradas são etapas de nossa vida espiritual. Temos 7 Moradas, são elas:
1° Morada: A primeira morada é a porta de entrada na vida espiritual, nós passamos por ela quando decidimos buscar a Deus. Ela gera quatro frutos, que amadurecem ao longo de nossa vida espiritual, são eles: a liberdade, a humildade, o desprendimento e a caridade.
2° Morada: Por segundo, essa morada é referente à purificação da nossa relação com o mundo, através de nossa fé em Jesus.
3° Morada: A terceira morada está ligada ao esclarecimento da relação que temos com nós mesmos, de nos reconhecermos como pequenos servos de Deus.
4° Morada: Essa morada torna nossa relação com Deus mais profunda, nela, passamos a sentir a verdadeira paz que o Senhor quer nos dar.
5° Morada: Podemos definir essa morada como uma transição, o momento em que começamos a viver uma vida nova, e passamos a ter a experiência de Deus vivendo em nós.
6° Morada: Já a sexta morada representa os compromissos espirituais, onde temos um desejo de Deus ainda mais profundo em nossos corações. Nela, o próprio Jesus se une a nós para transformar nossas fraquezas humanas.
7° Morada: E na sétima e última morada temos o ponto máximo, definido pela união com Deus no “matrimônio espiritual”. Por meio dessa união, tudo se transforma, e recebemos o desejo de viver nossa vida para Deus.
Portanto, conhecendo melhor cada uma delas, podemos concluir que compreender as moradas nos auxilia a entender em que “nível” de fé nós estamos, e o quanto estamos abertos ao amor que Deus tem para nos oferecer, e o quanto precisamos nos dedicar para alcançar a sétima e última morada.
Que hoje possamos pedir a intercessão desta santa tão especial, que nos traz ensinamentos tão profundos.
Santa Teresa D’Ávila, rogai por nós!