O atendimento psicológico na Casa de Idosos São Pio

A Santidade é para todos! Ao sonhar com a nossa vida, Deus constrói planos desde o nosso nascimento, até o nosso último suspiro. Nenhum momento de nossa trajetória é desperdiçado, ou esquecido aos olhos do Pai. Como Criador, Ele é apaixonado, e acompanha toda a nossa evolução e crescimento.

 

E, para Deus, é primordial que, em todas as etapas da vida, tenhamos qualidade de vida, garantindo a dignidade humana e a saúde integral. É pensando nisso que o Instituto possui um serviço especializado de psicologia, que acolhe e acompanha os idosos residentes na casa de acolhida. 

 

Hoje, nossa querida psicóloga Fernanda Soares conta um pouquinho sobre esse serviço, sobre a vivência de nossos queridos idosos aqui na casa, e sobre como é pensado o plano de ação durante a estadia deles no Instituto. 

 

“No ato da acolhida, realizo o atendimento desses idosos, a esse idoso acolhido, construindo junto com a assistente social e com os outros profissionais da equipe multiprofissional, um plano de acompanhamento, onde constam atividades que serão desenvolvidas durante a estadia desse idoso na casa” [Fernanda Soares, psicóloga]

 

As atividades, em si, consistem em: atendimentos grupais, atendimentos particularizados e acolhida das famílias que procuram a instituição. São ofertados de segunda a sexta. A Fernanda também nos conta sobre a realização de campanhas durante o ano:

 

“Também trabalhamos durante o ano todas as campanhas disponíveis, campanhas de saúde mental, e assim como também realizamos atendimentos particularizados, que visam esclarecer ao idoso sobre envelhecimento, sobre suas necessidades… proporcionar autoconhecimento, para assim, proporcionar melhor qualidade de vida” [Fernanda Soares, psicóloga]

 

Tudo construído e realizado com o objetivo final de melhor qualidade de vida e alegria, nesses anos tão essenciais da existência humana. 

 

A missão do Instituto Servos do Coração de Maria é propiciar o melhor ambiente para que os mais velhos optem pelo bem, acreditando no caminho pela santidade de cada um deles. O desejo de nossos corações é oferecer aos nossos irmãos a liberdade de escolherem por Deus. 

Pai, nos mantenha perseverantes, por toda nossa existência!