Natividade de São João Batista – Como preparar o caminho para o Salvador?
É com muita alegria que celebramos a Solenidade do Nascimento do último dos profetas messiânicos, São João Batista, no dia 24 de junho!
A liturgia da Igreja não celebra muitos nascimentos, na maioria das vezes, a memória litúrgica de um santo é celebrada no dia da sua morte — ou seja, sua entrada para o Céu. Mas, no caso de Jesus, Nossa Senhora e também São João Batista é diferente, pois também celebramos a natividade deles. Com isso já podemos perceber o quanto o nascimento de João é importante para a Igreja e para toda a humanidade.
Acontece que, João Batista, primo de Jesus — pois sua mãe era prima da Virgem Maria — nasceu seis meses antes do Messias. Seu nascimento foi um verdadeiro milagre, pois Isabel e Zacarias que eram estéreis o conceberam durante a sua velhice.
Além disso, o nascimento e a missão de João são tão importantes porque foi ele quem precedeu Jesus, preparando o caminho e anunciando a sua chegada.
Através do Batismo pregado por João — que é diferente do Sacramento do Batismo como conhecemos hoje, já que este foi aperfeiçoado com a Redenção de Cristo — convocava os homens à verdadeira conversão através do arrependimento dos seus pecados e da penitência.
João foi um homem que não teve medo de anunciar a Verdade. Mesmo sendo incompreendido por muitos, principalmente pelos poderosos, João Batista anunciou a verdade com ardor e não tinha medo de alertar os homens sobre os males do pecado que tanto ofendem a Deus. E essa foi a causa de sua morte, mas também de sua glória, pois, ao denunciar os pecados de Herodes, João acabou sendo preso e decapitado, mas, com isso, ele também ganhou o Céu!
Mas e hoje, como eu e você podemos preparar o caminho do Salvador?
De fato, a nossa missão pode não ser tão grandiosa como a de João, pois, na Bíblia mesmo está escrito: “Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João , o Batista” (Mateus 11,11). Mas, nós também somos chamados a preparar os caminhos do Senhor!
No entanto, a nossa forma de preparar esse caminho é diferente da de João, pois, João anunciou a primeira vinda de Jesus, a sua Encarnação como Homem e Deus. Nós hoje não anunciamos mais a encanação que já aconteceu, nós anunciamos a VOLTA DE JESUS que ainda virá!
Como São João Paulo II escreveu para o XVII Dia Mundial da Juventude em 2002: “Quando a luz vai diminuindo ou desaparece totalmente, deixa-se de poder distinguir a realidade circundante. No coração da noite, pode-se sentir medo e insegurança, aguardando-se então com impaciência a chegada da luz da aurora. Amados jovens, é o vosso turno de ser as sentinelas da manhã (cf. Is 21,11-12) que anunciam a chegada do sol que é Cristo ressuscitado!”
O sentinela é aquele membro do exército que fica no topo de uma alta torre para alertar os outros sobre o que vem vindo, assim os demais conseguem se preparar para o ataque. Nós, devemos ser as sentinelas de Cristo, que anunciam a sua chegada.
E não pense que para isso devemos nos afastar de nossa realidade de agora, nossos trabalhos, missões na Igreja, família, escola, apostolado e etc, não… a nossa Missão é ser sentinela dentro da nossa realidade, seja ela onde for!
Que através da intercessão de São João Batista não tenhamos medo de anunciar a verdade onde estivermos para que possamos verdadeiramente preparar a volta do Salvador!
São João Batista, rogai por nós!