Mês dedicado às vocações! Como discernir a minha?
Vocação é um chamado de Deus, e quando Ele te chama para uma vocação, Ele o faz de maneira definitiva. Portanto, quando Deus te chama para uma vocação, seja ela o matrimônio, o sacerdócio ou a vida consagrada, ela te acompanhará por toda a tua vida.
Obviamente que somos livres para dar o nosso sim, pois Deus nos criou com livre-arbítrio, ou seja, Ele não nos força a nada, tudo é decisão nossa. Contudo, da nossa vocação depende nossa alegria em Deus, e dizer não à nossa vocação, é dizer não aos planos e desígnios de Deus para a nossa vida. Ou seja, viveremos fora de Deus, e fora de Deus não pode haver alegria verdadeira. Na vivência de nossa vocação, “está em jogo o sentido da minha vida diante do Pai que me conhece e ama, aquele sentido verdadeiro para o qual posso orientar a minha existência e que ninguém conhece melhor do que Ele” (Gaudete et Exsultate, 170), assim explicou o Papa Francisco.
E por que Deus nos dá uma vocação? Simplesmente porque Ele não nos criou para uma vida fútil e sem sentido. Muito pelo contrário, Ele nos criou para termos vida plena. Por meio da vocação a que nos chama, Deus nos revela por que nos criou, por que nos permitiu vir a este mundo e qual é a nossa missão como cristãos neste mundo. Logo, no serviço de nossa vocação, nos doamos ao outro em vista da construção do Reino de Deus.
Mas como saber qual é minha vocação? Esta é uma pergunta que ronda o coração dos jovens que são sensíveis ao chamado de Deus. E se este é o teu caso, veja algumas dicas para descobrir, ou melhor, discernir, a tua vocação.
Como discernir minha vocação?
O Papa Francisco ensina que discernir a vocação “é uma tarefa que requer espaços de solidão e silêncio, porque se trata de uma decisão muito pessoal que mais ninguém pode tomar no nosso lugar” (Christus Vivit, 283).
Portanto, vamos às dicas que podem te ajudar a discernir a tua vocação!
Tenha vida de oração
É preciso estreitar os laços de amizade com Deus para conhecer os Seus desígnios para a nossa vida. Por isso, se você já tem gosto pela oração, procure se dedicar ainda mais a ela. Fale com Deus com palavras honestas, sinceras, na verdade de si mesmo, com amor e a ousadia de quem conversa com seu próprio pai, com seu melhor amigo.
Silencie o teu interior para ouvir Deus falar
Não basta rezar, você precisa silenciar-se diante do Senhor. É no silêncio que Ele falará ao teu coração. Portanto, esvazie-se de si mesmo e deixe que Deus preencha o teu interior com o Seu amor e misericórdia. Se você tem dificuldade de fazer isso sozinho, procure por um Retiro de Silêncio, na sua cidade, baseado na Lectio Divina, ou seja, na leitura orante da Palavra de Deus. Pode ser uma oportunidade muito proveitosa para tua vida e vocação!
Procure a ajuda de um diretor espiritual
Um diretor espiritual é alguém experiente no serviço a Deus. Pode ser um sacerdote ou um religioso ou religiosa. A ele ou ela você vai contar sobre suas dúvidas e pedir seu auxílio. O diretor espiritual vai saber te orientar e te indicar passos mais específicos para você discernir a tua vocação, sem influência na tua decisão.
Conheça as vocações da Igreja
Nossa Igreja é rica de vocações e não é possível discernir qual é a sua vocação sem você conhecer cada uma delas e o que compete a elas na vida da Igreja e na vida pessoal. Sendo assim, procure informar-se, pode ser na internet, em livros, ou até mesmo com um sacerdote ou religioso sobre as particularidades de cada vocação. Além disso, visite seminários, conventos, Institutos de Vida Consagrada e Ordens Religiosas, e procure fazer amizade com quem segue essas vocações. Aproxime-se também de casais que vivem a vocação do matrimônio e procure conhecer a realidade de suas vidas, pois é sempre bom ir além da realidade de nossa própria família. Enfim, procure conhecer os anseios e a realidade de cada vocação. Procure também imaginar-se na realidade de cada vocação e descrever para si mesmo como seria a tua vida a partir dessa realidade.
Fique atento aos sinais de Deus
Deus fala conosco por meio de sinais e das pessoas. Então, ouça e veja tudo a partir dos olhos da fé. Às vezes, a palavra de um amigo, do pai, da mãe ou até mesmo de um desconhecido, pode ser um recado de Deus para você. Mas como saber se é de fato de Deus? Simples: quando algo é de Deus, nos traz paz!
Leia também!