A importância da Leitura Orante para o discernimento vocacional!

No mês de setembro nós, católicos brasileiros, somos convidados a contemplar a Bíblia e a sua importância para nossa fé. Reconhecermos a necessidade de conhecê-la e de nos aproximarmos de Jesus por meio dela!

 

Como é indispensável ler a Palavra! Quando nos deparamos com ela, enxergamos os ensinamentos do Senhor e encontramos uma fonte de alegria e conversão. Por esse motivo, a Leitura Orante é essencial, especialmente no nosso processo de discernimento vocacional.

 

O monge Guigo II nos apresenta os 4 “degraus” para uma leitura orante da Bíblia: o primeiro é a leitura, nela, conhecemos a Palavra de Deus, mas não a limitamos a um simples texto, nós reconhecemos o seu inestimável valor; o segundo é a meditação no qual nos questionamos qual é a mensagem que o Senhor quer nos transmitir hoje; o terceiro é a oração, na qual conversamos com Deus; e por último temos a contemplação, que implica numa mudança de vida, numa conversão após enxergar o que Jesus nos diz.

 

Quando fazemos a leitura orante, nos aproximamos de Jesus e da Verdade, nos tornamos íntimos daquele que nos salvou, e mais sensíveis a Tua voz. Por esse motivo ela nos auxilia no discernimento vocacional! Por que através dela nós passamos a buscar escutar o Senhor e a sua Santa Vontade para a nossa vida.

A leitura do Evangelho nos santifica, precisamos amar o tesouro que é a Bíblia! Dessa forma, passamos a entendê-lo e vivê-lo. Nossa vocação é, antes de tudo, à vida cristã, e conhecendo a Bíblia estamos vivendo-a. Sendo próximos daquele que nos chama, podemos ouvir seu chamado a uma vocação específica!