Dia Mundial da Paz: Qual é a minha função na promoção da paz mundial?
No Dia Mundial da Paz, instituído pelo Papa Paulo VI em 1967, somos chamados a nos tornarmos verdadeiros amigos e promotores da paz. É uma data que não tinha a pretensão de ser apenas católica, como Paulo Vi nos diz:
“A Igreja católica, com a intenção de servir e dar exemplo, pretende simplesmente lançar esta ideia, esperando que pudesse ter o mais amplo consenso no mundo civil e também encontrasse muitos promotores”.
Dessa forma, é essencial que vivamos o nosso papel de testemunhas e agentes da paz! Mas como podemos fazer isso?
Neste ano de 2022, o Papa Francisco nos propõe o diálogo entre as gerações, a educação e o trabalho como instrumentos de construção de uma paz contínua. É nossa função, então, buscar recorrer a estes instrumentos e constantemente prezar pela paz.
O mundo sofre com guerras, doenças, e desigualdade, e ainda hoje, como no tempo dos profetas, o clamor dos povos é de justiça e paz. Sendo fruto de um empenho comunitário e um presente de Deus, a paz é essencial para que possamos viver em sociedade de maneira ainda mais digna.
Precisamos colaborar para a construção de um futuro pacífico, precisamos ser movidos pelo Amor de Deus para viver a paz em nossas relações sociais e familiares. Buscando viver a paz em nossas vidas diárias, ela acaba tomando proporções ainda maiores, chegando às relações entre os países e povos.
Um dos caminhos propostos por Francisco é o diálogo entre as gerações. É necessário que criemos espaços de confiança e sinceridade, para a conversa e contato entre pessoas de variadas idades que se sentem isoladas e solitárias em decorrência do cenário atual. Assim podemos trilhar, juntos, o caminho da paz, e olhar com esperança um futuro mais calmo.
Que possamos, então, colaborar com a construção desse futuro. Cooperar com aqueles que estão à nossa volta e nos esforçamos para gerar a paz. Inundados pelo Espírito Santo, sejamos instrumentos da Paz do Senhor!