“Demonstrai por fora o amor que tendes dentro” – Santa Clara de Assis
Hoje somos chamados a refletir sobre a importância do testemunho na vivência da fé. Santa Clara nos mostra, nesta frase, a necessidade de demonstrar concretamente o amor que vivemos internamente.
A reflexão nos leva a entender que não podemos limitar ou enclausurar o Amor de Deus que se manifesta em nós, nos leva a perceber que sendo verdadeiramente convertidos precisamos nos tornar promotores do amor de Deus.
Entendendo nossa missão de ser canal do amor de Deus, passamos a amar o próximo, assim como Ele nos amou primeiro (I João 4, 19). Passamos a testemunhar o amor em nosso serviço, e assim a caridade se torna fruto do nosso sim.
Mas para que seja possível demonstrarmos por fora, é necessário que tenhamos este amor em nosso interior. Assim, é extremamente importante que vivamos a intimidade com o Senhor, e busquemos sempre aprofundar nossa vida espiritual.
Dessa maneira, somos preenchidos e inundados pelo Espírito Santo, e manifestar este amor se torna algo natural. Quando vivemos dessa forma, nos tornamos instrumentos nas mãos de Deus, fazendo a Sua Vontade e servindo com caridade.
É indo ao encontro do outro com um olhar solidário, nos colocando à disposição e demonstrando este amor não apenas por palavras mas também por gestos de serviço concretos que passamos a ser testemunhas do Evangelho de Cristo.
Que possamos, então, viver de maneira a deixar que o Amor de Deus que está em nosso interior se manifeste em nosso exterior. É essencial que nos esforcemos para sermos testemunhas desse amor que nos transforma e pode transformar a tantos!