Anunciação do Senhor

Você sabia que a Solenidade da Anunciação do Senhor é uma das mais belas festividades Marianas que existe?

A celebração do dia de hoje é narrada no Evangelho de São Lucas (1,26-38) onde conta que o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem chamada Maria. E é celebrada ordinariamente no dia 25 de março, nove meses antes do Natal.

É importante ressaltarmos que Deus quis precisar da Virgem Santíssima para trazer a salvação ao mundo e que a partir de duas ações da Virgem Maria o Verbo de Deus se fez carne, essas duas ações são: a sua fé e a sua disponibilidade. Por sua fé, Maria, mesmo sem saber como acontecerão os fatos a partir daquele instante, aceita fazer a vontade de Deus, incondicionalmente. E a partir de sua disponibilidade quando disse “faça-se em mim” o Deus se fez homem como nós. Na festa da Anunciação, Maria é apresentada como aquela que escuta, confia e se engaja plenamente na realização da vontade de Deus.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica 490. Para ser a Mãe do Salvador. Maria “foi enriquecida por Deus com dons dignos para tamanha função”. No momento da Anunciação, o anjo Gabriel a saúda como “cheia de graça”. Efetivamente, para poder dar o assentimento livre de sua fé ao anúncio de sua vocação era preciso que ela estivesse totalmente sob a moção da graça de Deus.

Santo Afonso Maria de Ligório diz “Maria é a mais terna mãe do gênero humano, é o refúgio dos pecadores.” Maria, não é apenas a mãe de Deus, Ela também é nossa mãe. Jesus nos entregou ela no lenho da cruz quando disse ao discípulo amado “Filho eis ai a tua mãe.” Nossa Senhora também é refúgio para aqueles pecadores que buscam a partir de seu intermédio a salvação em seu filho Jesus Cristo.

Ó Maria, pedimos por vossa digníssima intercessão a graça da fé e da disponibilidade para as coisas de Deus.