Advento: tempo de preparação!

O Ano Litúrgico tem início em um importante período para nós católicos: o Advento! É esse o momento no qual somos chamados a viver a preparação para a chegada do Salvador no Natal, um tempo propício para buscarmos a oração e a vigília.

 

Começando no domingo após a Solenidade de Cristo Rei, o Advento é o período das quatro semanas que antecedem o Natal. Nele, somos chamados a preparar nossos lares e corações para o momento em que Cristo nascerá. 

 

A cor litúrgica do Advento é o roxo, em sinal de penitência e conversão. É tempo de vigiar e orar, de estarmos atentos. Nesse sentido, é essencial que busquemos a oração constante e profunda. Busquemos a reflexão, voltemos nosso olhar ao nosso interior. 

 

Permitamos, então, que o Espírito Santo nos motive e nos transforme, nos liberte de tudo aquilo que toma o espaço do Recém Nascido em nossos corações, para que estejamos prontos para recebê-Lo.

 

O Advento traz consigo a alegria e a esperança que preenchem nossos corações e são geradas pela certeza da vinda do Menino Jesus. Esperamos o Natal com expectativa, com a felicidade de ter a graça de celebrá-lo.

 

No Catecismo da Igreja Católica, nos é colocado que é “Pela celebração da natividade e do martírio do Precursor, a Igreja se une a seu desejo: “É necessário que Ele cresça, e eu diminua” (Jo 3, 30).” (CIC 524). 

 

Dessa forma, é fundamental que não deixemos que as distrações do mundo nos desviem do verdadeiro sentido do Natal, Jesus! Não deixemos que o estresse do fim do ano torne esta data um momento de comemoração vazia, focada nos presentes e nas decorações. 

 

Tornemos nossos corações verdadeiras manjedouras para acolher o Menino Jesus que nasce e traz consigo vida, esperança e alegria!