A vocação de São João Evangelista.

Neste dia 27 de dezembro, temos a alegria de lembrar São João Evangelista, o “Discípulo a quem Jesus amava”.

 

Desde muito jovem dedicava-se às questões de Deus, pois era discípulo de João Batista. Aos seus vinte anos, conheceu Jesus e decidiu segui-lo, tornando-se o mais jovem entre os discípulos. 

 

É chamado Evangelista pois escreveu o quarto Evangelho, fora as três epístolas e o livro do Apocalipse. 

 

Durante sua vida junto a Jesus, sempre foi fiel. Acompanhou o Salvador em toda Sua paixão, até a cruz. São João é chamado de discípulo amado não porque Jesus tinha preferidos, isso não foi uma realidade; mas São João é lembrado dessa forma por ter se permitido ser amado pelo Senhor, e O amou em retorno. 

 

A missão de João nos inspira em diversas formas. Pela sua entrega, mesmo desde tão jovem; pela sua sabedoria e domínio teológico quando escreveu o Evangelho; pelo amor e acolhimento de Nossa Senhora e pela persistência na construção do Reino de Deus. 

 

Através de uma das passagens escritas por ele, São João nos ensina sobre a adoração ao Pai: 

 

“os verdadeiros adoradores que adorarão o Pai em espírito e verdade, pois tais são os adoradores que o Pai procura”. (Jo 4,23)

 

Que possamos então, assim como São João nos diz, adorar ao Pai em espírito e verdade. Que nossa vida seja voltada para a honra e glória de nosso Deus, e que aceitemos de bom grado, a missão que Ele tem para cada um de nós. 

 

São João Evangelista, rogai por cada um de nós!