Profissão x Vocação
Quando pensamos em missão, é inevitável que surja em nosso imaginário a seguinte pergunta: “o que eu quero ser e fazer da minha vida?”. É uma cobrança constante, estudamos focados no objetivo de conseguir um emprego, alimentamos nossos currículos com cursos, habilidades, facilidades.. Esse pensamento rege a nossa cultura, o de “como eu sou capaz de contribuir para a sociedade?”
E pensando sobre isso, provavelmente você já se deparou questionando sobre qual a diferença entre Profissão e Vocação, se uma anula a outra, ou se podemos optar por uma profissão vivendo a vocação escolhida pelo Pai.
Para um caminho de santidade, é muito importante termos ciência de nossa vocação, para honrarmos Deus na vontade dEle, no que Ele tem separado para nós. Por isso resolvemos esclarecer sobre a diferença entre vocação e profissão, pois os termos não possuem um mesmo significado, mesmo sendo comumente confundidos, e como as duas coisas contribuem para a honra e glória do Senhor.
Vocação vem da palavra “vocare”, que significa chamado transcendente, aquilo que direciona. É algo que sou, e que busco ser (mãe, pai, missionário, sacerdote…). É doação gratuita e permanente. Entendemos a vocação como um mistério, que vai se revelando pouco a pouco, na medida em que amadurecemos e nos conhecemos melhor. A partir do autoconhecimento e da íntima relação com nosso Senhor, somos cada dia mais capazes de discernir nossa real vocação, a finalidade de nossa existência. No que diz respeito à vocação, há apenas uma para nós, e já está escrita no coração de Deus.
A Profissão está no âmbito do fazer, da prática. Como por exemplo, exerço minha prática na profissão X (professor, técnico, cientista, comunicador…). Algo que se opta, pensando nas aptidões pessoais. Na profissão, obtém-se fonte de renda, de dignidade humana.
Por isso, é tão importante entender, em cada um de nossos corações, qual é o rumo que o Pai sonhou para nós. Será que nossas profissões estão alinhadas às nossas vocações? Ou será que o Senhor tem um caminho diferente para nossas vidas?
Lendo essa matéria, o Senhor despertou um incômodo em seu coração? Entre em contato conosco, podemos te ajudar através do processo vocacional!
Que Deus ilumine cada uma de nossas vocações, e que todo o nosso esforço seja no propósito de contribuir para a construção do Reino dos Céus.