Dons do Espírito: essenciais para uma vida consagrada.
Em algum momento de nossas vidas, Deus nos alcançou! E a partir desse encontro nossa rota é recalculada, somos chamados a trilhar um caminho de santidade e edificação, em nossa vida e na vida do próximo. O Pai anseia por essa nossa escolha e sonha a cada minuto com a nossa santidade.
Porém, somos humanos! O pecado nos permeia e as dificuldades nos perseguem. Como a santidade é possível, se está em nossa natureza sermos falhos?
O Pai sabe de nossas limitações, somos criaturas dEle. E, sabendo disso, de nossas fraquezas, nos derrama Sua misericórdia e nos capacita para uma vida em honra à Ele. E essa capacitação é possível através do Espírito Santo.
A festa de hoje, dia 05 de junho, é em honra à descida do Santo Espírito. A partir de Pentecostes, Deus nos convida e nos capacita para uma vida missionária, em saída.
“A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós” (Jo 20, 21)
Através do envio de Nosso Senhor, a missão de levar a Boa Nova para toda criatura se torna possível. Nada somos sem a presença de Deus, e a partir desse evento, Ele se faz junto de nós, a cada respirar. Foi pela força do Espírito que hoje conhecemos a Verdade de Cristo.
E, unicamente pela Tua presença, nossas vocações são possíveis. Somos chamados por Ele, enviados por Ele e capacitados por Ele.
Existem duas categorias de dons do Espírito – os dons infusos e os dons efusos. Conhecemos por dons infusos aqueles que nos são concedidos no batismo, em preparação para a nossa vida cristã, e são eles: sabedoria, inteligência, ciência, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus.
Já os efusos, são os dons que geralmente utilizamos em comunidade, são enviados para que a nossa vida de serviço seja suscitada por Deus, e estruturada por Ele. São eles: dom de línguas, profecia, interpretação de línguas, fé, cura, milagres, palavra de sabedoria, palavra de ciência e dom de discernimento dos espíritos.
Em conclusão, nada se pode fazer, em nome de Deus, sem a Sua presença. Através dos dons, somos capacitados a amar nossos irmãos e permanecer na vida de serviço. Os dons não garantem a santidade, mas eles nos possibilitam ir além de nossa essência humana, e na perseverança a santidade torna-se possível.
Feliz Pentecostes, e que o Santo Espírito nos seja enviado todos os dias!