Fevereiro: mês da Sagrada Família!

O mês de fevereiro é para nós, fiéis católicos, o período em que celebramos a devoção mensal à Sagrada Família. Neste momento, somos chamados a nos voltarmos a essa família tão especial que nos mostra a importância da vida familiar e da vivência da santidade nesse contexto.

 

Ao falar sobre a Sagrada Família, é importante que entendamos que Jesus não precisava vir ao mundo por meio de uma família, mas assim o escolheu para nos dar Seu exemplo, nos mostrar o valor das vivências familiares, dos ensinamentos e valores, da busca da santidade em conjunto.

 

Como Paulo VI nos disse: Que Nazaré nos ensine o que é a família, a sua comunhão de amor, a sua austera e simples beleza, o seu carácter sagrado e inviolável; aprendamos de Nazaré como é preciosa e insubstituível a educação familiar e como é fundamental e incomparável a sua função no plano social.”

 

Enxergamos na família um local de aprendizagem, uma verdadeira escola das virtudes e da santidade. É nela que temos a oportunidade de viver o amor e afeto, aprendemos sobre a necessidade do respeito e da obediência, da mesma forma que Jesus obedeceu Sua Mãe, Maria e Seu pai adotivo, José.

 

É necessário que haja a busca constante de um diálogo amoroso e aberto, com respeito, para que sejam encontradas soluções para problemas que podem acabar surgindo pela convivência. Com paciência, amor e guiados pelo Espírito Santo, passamos a lidar com os defeitos dos outros e as complicações de uma maneira mais santa. 

Peçamos que o Espírito Santo ilumine nossas famílias, nos ajude a amar e honrar nossos pais e respeitar a acolher com amor nossos filhos. Dessa maneira, nossas famílias se tornam expressão do Amor de Deus, um verdadeiro caminho de santificação. Vivamos sempre juntos em oração, recebendo de coração aberto as graças que o Senhor quer derramar em nossas famílias!