Nossa Senhora de Loreto, rogai por nós!

A pequena e simples casa onde a Sagrada Família viveu era conservada na Terra Santa, mas hoje, se encontra na cidade de Loreto, na Itália, por causa de um impressionante milagre! Hoje, dia 10 de dezembro, nós celebramos o dia de Nossa Senhora de Loreto. 

 

O lugar onde o anjo anunciou a Maria que ela seria a Mãe do Salvador, lugar onde Jesus cresceu e aprendeu com José sobre a carpintaria. Essa casa onde testemunhamos tanto amor e alegria foi transportada da cidade de Nazaré à Tersatz, Dalmácia, e depois à Loreto na Itália.

 

Em 1291 a Casa da Sagrada Família desapareceu sem explicações de sua localização e apareceu no vilarejo de Tersatz, a milhares de quilômetros da cidade de Nazaré. Os alicerces da casa permaneceram, com medidas exatamente iguais aos daquela que apareceu no vilarejo.

 

Um sacerdote local sofria de uma grave doença a anos, ficou curado e teve a visão de Maria que lhe disse: “Aquela é a casa onde Jesus foi concebido pelo Espírito Santo e onde a Sagrada Família morou em Nazaré!”. Passou, então, a anunciar a Casa da Sagrada Família na cidade. Muitas foram as peregrinações e visitas de fiéis a esse Santo Lugar!

 

Em dezembro de 1294, a casa foi transportada mais uma vez, desta vez aparecendo na região de Loreto, na Itália. Foi construída uma Basílica ao seu redor, um dos maiores santuários da Europa.

 

Foram feitos vários estudos e foi comprovado que as medidas são idênticas às da base que permaneceu em Nazaré. Nela temos pedras e madeiras características da Palestina, que não podem ser encontradas na Itália.

 

Nossa Senhora de Loreto é considerada, ainda, a padroeira dos aviadores, já que acredita-se que a casa foi transportada pelos ares, carregada pelos anjos. Por esse motivo, o Papa Paulo VI pediu que fosse desenvolvida uma oração, recorrendo à ela, especialmente para a proteção dos aviadores.

 

Nossa Senhora de Loreto, rogai por nós!