Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo!

No último domingo do ano litúrgico somos convidados a celebrar uma importante festa para nós cristãos: a Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo! É um momento para contemplarmos o Senhor em sua realeza, voltarmos nosso olhar ao Rei.

 

 A festa era celebrada no domingo anterior ao à Festa de Todos os Santos e foi instituída em 1925 pelo Papa Pio XI. Foi apenas em 1969 que a festa recebeu o título pelo qual a conhecemos, quando foi revisada por Paulo VI. É uma festa que diverge com tudo o que o mundo nos oferece hoje, foi instituída em resposta ao ateísmo e à secularização. 

 

Porém a realeza de Jesus, evocada nessa celebração, se difere de todas as outras realezas que conhecemos. Cristo não é um rei de riquezas e poder, mas um rei simples e humilde, que nos ensina a servir. Seu trono é a Cruz! 

 

Como Ele nos diz: “Meu Reino não é deste mundo.” (Jo 18, 36), não é de um mundo de pecado, tristeza e medo. O reino do Senhor é aquele que nos é essencial, Ele é rei do Reino dos Céus! Ele está assentado à direita do Pai e reina eternamente, Seu reino glorioso é o que sonhamos um dia alcançar. 

 

Essa é, então, uma festa para contemplarmos o grande amor de Cristo por nós e celebrarmos a bondade de Cristo que nos deu a possibilidade, depois de nos libertar de nossos pecados e enviar seu Espírito Santo, de alcançar o Reino dos Céus. 

 

Uma celebração na qual somos chamados a refletir sobre a grandeza do Senhor, Rei e Criador de todo o Universo. Aquele que, em sua glória, se faz pequeno para reinar em nossos corações e nos libertar de todos os falsos reis.

 

Que possamos, então, tirar este momento para voltarmos nosso olhar ao Cristo, nosso amado Rei! Celebrar essa Solenidade com nossos corações verdadeiramente esperançosos, e reconhecendo o Senhor em toda a Sua Glória.

 

Viva Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo!