Outubro: Mês das missões.
Como católicos somos convidados a contemplar e refletir no mês de outubro sobre um dos pilares da Igreja Católica: as Santas Missões! Um aspecto essencial para a fé que professamos.
Neste ano, vamos refletir sobre o tema: “Não podemos deixar de afirmar o que vimos e ouvimos” (At 4,20). O Papa Francisco nos chama a exclamar e professar aquilo que testemunhamos, da mesma maneira que fizeram os Apóstolos e os primeiros cristãos.
Ele nos escreve: “Como os Apóstolos viram, ouviram e tocaram a salvação de Jesus (cf. 1 Jo 1,1-4), também nós, hoje, podemos tocar a carne sofredora e gloriosa de Cristo na história de cada dia e encontrar a coragem para partilhar com todos um destino de esperança, esse traço indubitável que provém de saber que estamos acompanhados pelo Senhor”.
Como católicos, ao nos decidirmos pela nossa fé, nós recebemos também a identidade missionária. É nosso dever sermos missionários, anunciadores do Evangelho de Cristo e da Salvação.
O mês tem no seu início no dia de Santa Teresinha, a padroeira das Missões. A santa nunca saiu do Carmelo, mas viveu sua vida missionária mesmo dentro do convento. Sempre intercedendo pela Igreja e pelos missionários.
Ela nos mostra uma atitude que todo o missionário deve carregar: a mansidão. O Evangelho, a fé em Deus, é um anúncio de paz. O missionário deve levar a todos os que necessitam, com amor e misericórdia, a Boa Nova, evangelizando não apenas com palavras, mas também com obras.
Que neste mês e em nossas vidas, nós possamos viver nossa missão de batizados de sermos evangelizadores. Sendo membros da Igreja, do Corpo de Cristo, possamos testemunhar nossa fé para levar a Verdade e a conversão a todos os que dela necessitam!