Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil

 

No dia 12 de outubro temos a alegria de celebrar o dia da padroeira do Brasil,  Nossa Senhora Aparecida! Aquela que, há mais de 300 anos, intercede e olha pelo povo brasileiro, sendo a medianeira de tantas graças e milagres!

 

Sua história começa em 1717, quando a imagem de Maria foi encontrada por três pescadores, Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves. Aos três foi confiada a missão de pescar no Rio Paraíba, já que uma figura importante visitaria a Vila de Guaratinguetá.

 

A pesca estava difícil, e os três já começavam a perder a esperança. Até o momento em que recorreram à Maria e suas orações foram atendidas. Lançaram as redes e apanharam o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, ao lançarem as redes de novo, encontraram a cabeça da imagem. Por fim, arremessaram as redes mais uma vez e conseguiram a pesca que tanto precisavam, um milagre!

 

A imagem permaneceu sob os cuidados de Filipe por 15 anos, e durante todo esse tempo, a devoção a ela foi crescendo e se espalhando pelo Brasil. Muitos a visitavam por ter escutado sobre a “pesca milagrosa” e tantos outros milagres.

 

Entre um dos milagres está o do menino Marcelino, de apenas três anos de idade. Ele caiu, durante uma brincadeira no barco, no Rio Paraíba. Sua mãe e irmã recorreram com devoção à intercessão de Nossa Senhora Aparecida, para proteger a criança do afogamento. Nesse momento, o menino começou a boiar, sem engolir a água do rio, e pode ser resgatado por seu pai sem risco de vida.

 

Nossa Senhora de Aparecida foi proclamada a padroeira do Brasil em 1930 pelo Papa Pio XI, e sua nova basílica, a maior do mundo dedicada à Maria, começou a ser construída em 1955.

 

O Papa Francisco, em uma visita ao Santuário de Aparecida, nos diz: “Quem poderia imaginar que o lugar de uma pesca infrutífera, tornar-se-ia o lugar onde todos os brasileiros podem se sentir filhos de uma mesma Mãe? Deus sempre surpreende, como o vinho novo, no Evangelho que ouvimos!”

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós!