Por que São Pio de Pietrelcina é nosso patrono?

Celebramos hoje, dia 23 de setembro, a  memória litúrgica de São Padre Pio, Nosso Patrono! Um santo tão especial para o instituto e para a Igreja Católica, um verdadeiro exemplo para nós. 

 

Nascido em Pietrelcina, uma pequena cidade italiana, em 1887, Francesco (seu nome de batismo) era um menino religioso, que tinha uma intimidade profunda com Jesus, Maria e seu anjo da guarda desde muito jovem.

 

Aos 15 anos entrou para o Noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, tornando-se o ‘Frei Pio’, e em 1910 viveu a ordenação sacerdotal. Depois, passou 6 anos com sua família por motivo de doença até que em agosto de 1916 foi enviado para o convento de São Giovanni Rotondo.

 

O santo dedicou a sua vida ao Senhor, especialmente à Missa e ao sacramento da Confissão. Ele passava horas dentro do confessionário, sempre buscando aliviar os corações dos fiéis de seus pecados.

 

Ele recebeu, em sua vida, os estigmas de Jesus, e passou por diversas batalhas espirituais, foi tentado e torturado diversas vezes pelo maligno, mas não se deixou abalar. 

 

Temos o santo como um de nossos Patronos pois no dia em que nos foi revelada a vontade de Deus para o início desta obra, foi também revelado ao nosso fundador todos os Santos que com ele caminhavam durante sua vida para que a vontade de Deus se realizasse. 

 

Entre estes santos está São Padre Pio, que sempre caminhou atrás dele intercedendo e ensinando o valor e a necessidade da Adoração ao Santíssimo Sacramento, um pilar de nosso carisma. 

 

Por isso temos profunda devoção e carinho por este grande homem de Deus que nos ensina a cada dia estar mais e mais na presença de Deus através da Eucaristia e dos mais necessitados!

 

São Padre Pio, rogai por nós!