“E depois que o Senhor me deu irmãos ninguém me mostrou o que eu deveria fazer, mas o Altíssimo mesmo me revelou que eu devia viver segundo a forma do santo Evangelho.” – São Francisco de Assis
Quando nos deparamos com essa frase de São Francisco muitas vezes a limitamos a uma frase bonita, uma ideia, um conceito. Mas como estamos errados! Reflitamos então sobre aquilo que o santo, nosso patrono, nos mostra.
“… Depois que o Senhor me deu irmãos ninguém me mostrou o que eu deveria fazer…”. Muitas vezes, esperamos que alguém nos dê a resposta, que alguém nos dê ordens de como seguir a Deus. Colocamos essas expectativas nos outros, e nos esquecemos que esse não é o dever deles, que não podemos depender inteiramente de fora, apenas Dele.
“…Mas o Altíssimo mesmo me revelou que eu devia viver segundo a forma do santo Evangelho.” É o próprio Senhor que nos chama, é Ele que nos mostra nossa missão. Chamando-nos a viver segundo o Evangelho, que nos foi dado gratuitamente, pela Misericórdia de Deus.
Nosso primeiro chamado é à vida cristã! É escolher por Deus, nas nossas vidas diárias, vivendo a santidade em todos os momentos. Buscando a caridade e a piedade até em momentos nos quais não é tão fácil.
E esse é o essencial! Viver verdadeiramente o Santo Evangelho, como o santo viveu. Não se limitando a vivê-lo de maneira superficial, Francisco abraçou a pobreza verdadeira, abraçou o serviço ao Reino de Deus. Ele verdadeiramente se esforçou, fez uma mudança concreta que não foi vazia.
Então que nós, fiéis, possamos tomar esse santo como um verdadeiro exemplo de amor e serviço verdadeiro a Deus, como aquele que não hesitou em abraçar o Evangelho!