São João Maria Vianney e o chamado ao sacerdócio.

No dia 4 de agosto celebramos o dia do padre, especialmente porque esse é o dia em que comemoramos a memória litúrgica de São João Maria Vianney! E como o santo diz: “O Sacerdote é o amor do Coração de Jesus. Quando virdes o padre, pensai em Nosso Senhor Jesus Cristo”.

 

O santo nasceu na França, em 1786, em uma família católica. Desde criança era piedoso, e gostava de ir à igreja e rezar. Trabalhava no campo para ajudar no sustento de sua família. Sua alfabetização começou apenas na adolescência, e ele aprendeu a ler e escrever quando já tinha 18 anos. 

 

Sentiu o chamado a vocação do sacerdócio e recebeu forte oposição de seu pai, mas persistiu e conseguiu entrar para o seminário de Écully quando tinha 20 anos.

 

Lá, foi subestimado por muitos por não ser de grande capacidade intelectual, e ter dificuldade com os estudos de filosofia e teologia. Mas era cheio de algo mais importante, a sabedoria que vem de Deus. Então mesmo com todos os obstáculos, persistiu pois sabia que aquele era chamado dEle para sua vida.

 

Tornou-se padre e foi enviado para Ars, uma cidade conhecida por ter cabarés cheios e a igreja vazia, com muita bebida e violência. Pediu a um menino que por ali passava quando chegou, que lhe mostrasse o caminho de Ars, e depois lhe disse, apontando para cima: “Tu me mostraste o caminho de Ars, eu te mostrarei o caminho do céu”, verdadeiramente mostrando o quanto levava a sério o chamado a levar os cidadãos daquela cidade para o Céu.

 

O santo foi um verdadeiro instrumento de conversão para a cidade. Um homem caridoso, sempre em oração e severo quando era preciso. Humilde, estava sempre ajudando os pobres, se doando a eles, em adoração ao Santíssimo Sacramento e principalmente, no confessionário atendendo confissões.

 

Sua fama de santidade se espalhou pela Europa e muitos fiéis vinham até Ars para ter a chance de viver o sacramento da reconciliação através dele, Ele passava várias horas atendendo confissões e chegou a atender 200 em um único dia.Ele dava conselhos e orientações para esses fiéis com muito carinho, e dessa forma, os dava esperança e confiança no Amor de Deus.

 

Seu corpo se encontra incorrupto na igreja de Ars até hoje, onde muitos ainda visitam o túmulo daquele homem caridoso, que viveu com tanto zelo a vocação que lhe foi dada por Deus, sempre com obediência e doação de si.

São João Maria Vianney, rogai por nós!