Por que os Santos Pedro e Paulo, apóstolos, são comemorados na mesma data?
O mês de julho não é somente o mês da famosa e tão querida Festa Julina, é o mês de grandes Solenidades. E neste dia 4 temos então a alegria de celebrar a Solenidade de São Pedro e São Paulo, as colunas da Igreja!
Algumas pessoas não entendem bem o motivo dos santos serem celebrados no mesmo dia. Acontece que, apesar de serem realmente bem diferentes, os corações desses dois apóstolos eram bem parecidos a ponto do Santo e Doutor da Igreja, Santo Agostinho, expressar que ambos eram “um só”: “na realidade, eram como um só. Embora tenham sido martirizados em dias diferentes, deram o mesmo testemunho. Pedro foi à frente; Paulo o seguiu. Celebramos o dia festivo consagrado para nós pelo sangue dos apóstolos. Amemos a fé, a vida, os trabalhos, os sofrimentos, os testemunhos e as pregações destes dois apóstolos”.
Existem ainda, outras coincidências que podemos levar em conta e vamos apresentá-las neste Artigo:
1.Ambos padeceram em Roma
Antes da conversão desses homens, parecia impossível imaginar que eles pudessem dar a vida por alguém. Pedro negou Jesus três vezes quando teve de encarar a dor e São Paulo era perseguidor dos cristãos.
Mas, a vida desses homens foi totalmente transformada, levando-os a manifestar a maior prova de amor do mundo, como viveu e disse Jesus: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos.” (João 13, 15)
As datas de seus martírios são diferentes, mas ambos morreram em Roma onde hoje é a sede da Igreja Católica.
2.Os dois apóstolos são padroeiros de Roma
Juntamente com Santa Catarina de Sena, São Pedro e São Paulo são padroeiros de Roma.
É interessante o fato de que existe um antigo mito romano em que dois irmãos fundaram a cidade, Rómulo e Remo. Disse o Papa Bento XVI em sua homília de 2012 para essa Solenidade que: “De fato, a comunidade cristã desta Cidade viu neles uma espécie de antítese dos mitológicos Rómulo e Remo, o par de irmãos a quem se atribui a fundação de Roma”
3.Eles são os representantes do Evangelho
Toda vida, chamado e missão de São Pedro e São Paulo representam todo o Evangelho de Cristo, de fato, era como se esses homens exalassem o Senhor, a ponto de Paulo dizer: “Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim. A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” (Gálatas 2, 20)
Assim, na mesma homilia lembrou o Papa Emérito: “Desde sempre a tradição cristã tem considerado São Pedro e São Paulo inseparáveis: na verdade, juntos, representam todo o Evangelho de Cristo”
Que através do testemunho e intercessão desses grandes santos, possamos amar ainda mais a nossa Igreja!
São Pedro e São Paulo, rogai por nós!