Qual a origem da devoção ao Sagrado Coração de Jesus?
Qual a origem da devoção ao Sagrado Coração de Jesus?
Mesmo presente na tradição da Igreja desde os primórdios do cristianismo, a devoção ao Sagrado Coração pareceu ser esquecida até ser relembrada por Santa Margarida Maria Alacoque.
Santa Margarida Maria Alacoque foi uma religiosa de alma contemplativa e oracional. Viveu uma época em que falsas doutrinas eram comparadas ao catolicismo, dando espaço a distanciamento e medo em relação à religião, e principalmente, sobre a Eucaristia.
Em uma das orações da freira, Jesus revelou-se, dizendo a ela: “Eis este coração que tanto tem amado os homens. Não recebo da maior parte senão ingratidões, desprezos, ultrajes, sacrilégios, indiferenças…Eis que te peço que a primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento (Corpo de Deus) seja dedicada a uma festa especial para honrar o Meu coração, comungando neste dia e dando-lhe a devida reparação por meio de um ato de desagravo, para reparar as indignidades que recebeu durante o tempo em que esteve exposto sobre os altares. E prometo-te que o Meu Coração se dilatará para derramar com abundância as influências de Seu divino Amor sobre os que tributem esta divina honra e que procurem que ela lhe seja prestada.”
Assim, depois de aparecer a Santa Margarida Maria Alacoque, um legado de confiança ao Sagrado Coração de Jesus foi disseminado, espalhando-se por toda a Igreja, mas antes sofreu muita rejeição.
A religiosa foi perseguida e caluniada, até que o jesuíta São Cláudio La Colombière a auxiliou, garantindo à freira que a vontade de Deus seria cumprida e aceita pela Igreja.
Depois de 150 anos, a festa litúrgica do Sagrado Coração de Jesus foi instituída. Depois disso, a Igreja foi inteiramente consagrada ao Sagrado Coração de Jesus.
Depois de Santa Margarida Maria Alacoque e São Cláudio La Colombière, muitos outros santos recomendaram a devoção e consagração ao Sagrado Coração de Jesus.
Jesus prometeu a quem confiasse em Seu Sagrado Coração:
- Eu lhes darei todas as graças necessárias para seu estado.
- Eu darei paz às suas famílias
- Eu as consolarei em todas as suas aflições
- Eu lhes serei um refúgio seguro durante a vida, e sobretudo na hora da morte.
- Eu lançarei abundantes bênçãos sobre todas as suas empresas.
- Os pecadores acharão, em meu coração, a fonte e o oceano infinito de misericórdia.
- As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas.
- As almas fervorosas se elevarão a uma grande perfeição.
- Eu mesmo abençoarei as casas onde se achar exposta e honrada a imagem do meu coração.
Peçamos um coração bom e humilde como o de Jesus, para que vivendo a santidade, nos aproximemos do Céu.