Domingo de Pentecostes

Um tempo depois da Ascensão do Senhor, os discípulos estavam reunidos com Maria para celebrar um evento comum da cultura daquele tempo. A  “Celebração da Colheita” era uma festa em que o povo oferecia ao Senhor os primeiros frutos da colheita do ano. 

 

Apesar da tradição desta celebração carregar um tom alegre e festivo, os discípulos ainda estavam perdidos sobre qual caminho eles deveriam seguir. Afinal, ao subir aos Céus e despedir-se dos discípulos, Jesus convidou-os para a Evangelização. Mas como fariam isso sem seu Mestre? 

 

Assim a liturgia descreve o que aconteceu neste dia divisor na vida dos discípulos: “Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído como de um vento forte, que encheu toda a casa em que se encontravam. Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia expressar-se. Residiam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações que há debaixo do céu. Quando ouviram o ruído, reuniu-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua” (Atos 2, 1-6)

 

O domingo de Pentecostes é a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos. A partir deste dia, os discípulos foram convidados a levar o Evangelho a toda criatura. Ao celebrar essa liturgia, o convite também se estende a nós!

 

Pela presença do Espírito, nós somos capazes de alcançar a misericórdia e missionar a favor da Graça. 

 

Ao nos deixar o Espírito que santifica, Deus deseja que a comunidade cristã viva intensamente a união através do Espírito, por meio da acessibilidade e da universalidade.  

 

É a partir deste dia que a Igreja é visível para todos como a maior fonte de Graça e Salvação. 

 

Ao sentirmos a presença do Espírito Santo nos tornamos homens revigorados, transformados e impulsionados! 

 

Peçamos a presença do Paráclito em nossas vidas! 

 

Rezemos juntos: Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém