O que é a Oitava de Páscoa?

O Tempo Pascal é o centro da liturgia, pois trata-se da passagem da morte para vida, da entrega do Filho de Deus pela salvação das nossas almas! Mas, você sabe o que é a “Oitava de Páscoa”? É isso o que vamos descobrir neste Artigo, acompanhe!

O Tempo Pascal é formado por sete semanas ­— cinquenta dias — desde a celebração da Ressurreição do Senhor — na Vigília do Sábado Santo — até a Solenidade de Pentecostes. Durante todo esse tempo, o Círio Pascal permanecesse acesso, representando a luz de Cristo que ilumina a nossa vida. Dentro desse período temos então, o que chamamos de “Oitava de Páscoa”, que são os primeiros oito dias do Tempo Pascal.

Dizemos que a Festa da Páscoa, celebrada no Domingo de Páscoa, é o coração da nossa fé. Neste dia, o salmista canta alegre: “Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos” (Sl 118, 24). Acontece que, a Igreja valoriza tanto este dia, que resolveu juntar todo o conjunto dos primeiros oitos dias do Tempo Pascal como se fossem um só!

Sendo assim, celebramos a Solenidade da Ressurreição de Jesus durante esses oito dias, como se cada um deles fosse domingo. Em todos esses dias podemos dizer que “este é o dia que o Senhor fez para nós”, o dia que Ele nos libertou da escravidão do pecado e venceu a morte!

Através dessa pedagogia, a Igreja nos ensina a fazer da nossa vida uma contínua Páscoa. As leituras evangélicas se centralizam nos relatos das aparições de Cristo Ressuscitado e nas experiências que os apóstolos tiveram com Ele. Assim, vamos sendo conduzidos a viver uma contínua renovação de fé, esperança e confiança no Senhor. Permitindo que a luz de Cristo, vencedor das trevas de todo mal, venha também iluminar as trevas dos nossos corações.

Que possamos vivenciar a Oitava de Páscoa com fé e devoção!

Viva Cristo Ressuscitado!