Como descobrir minha vocação?

“Qual é a sua vocação?” Essa pergunta é muito comum entre os grupos de jovens. A vida, de fato, é a primeira vocação que recebemos, e no Batismo somos chamados a viver uma vida de santidade. E ressaltamos que antes de seguir uma vocação específica é necessário analisar as nossas intenções. 

 

Muitos de nós, em determinado momento da vida, segue um caminho que de início acreditamos ser o verdadeiro significado de nossas vidas. Mas, na verdade, é um caminho que sempre foge do nosso principal objetivo e só percebemos isso quando a vida já não faz sentido algum. 

 

É preciso analisarmos quais intenções temos para a nossa vida. Queremos formar uma família, ou queremos nos dedicar com mais êxito aos preceitos de Deus? Conheça um pouco sobre os possíveis os tipos de vocação: 

 

A vocação sacerdotal é quando um homem é chamado para ser a presença de Cristo aqui na terra, são esses homens que levam a todos nós a Eucaristia, atendem confissões e nos ajudam principalmente em nosso crescimento espiritual. Nossa dica é para que você busque um padre de confiança e faça um acompanhamento vocacional para ter clareza de qual é o seu chamado nessa vida. 

 

A vocação religiosa é quando um homem ou uma mulher é chamado para servir a Deus dentro de uma congregação religiosa, como nós, por exemplo, os Servos do Coração de Maria, que motivados pelo desejo de amar a Deus, buscamos viver radicalmente a aliança do Santo Batismo doando livremente tudo o que somos a Ele através da vivência dos conselhos evangélicos. 

 

Vocação matrimonial é um sacramento de amor entre um homem e uma mulher que têm a vocação de formar uma família e viver plenamente no amor, buscando sempre as coisas do alto. Aqui também se encaixa a Vocação Leiga, que é voltada para pessoas batizadas da comunidade que sentem o chamado de ajudar em alguma pastoral, seja ela de catequistas, de ministros da Eucaristia e outras equipes de trabalho em uma comunidade. 

 

Em todos esses casos citados acima, o que se visa é a felicidade em Cristo. Cada vocação deve nos levar a ter uma experiência de felicidade. É importante ressaltar que precisamos estar atentos aos sinais de Deus, pois ele durante toda a nossa vida nos orienta e nos capacita a escolher com sabedoria qual a nossa intenção

 

Você ainda tem dúvida sobre qual caminho seguir? Peça ao Espírito Santo que derrame sobre você os dons de entendimento, ciência, prudência, e que nos oriente sobre como corresponder ao chamado da vocação!