Como bem viver a Quaresma?
Ao contrário do que muitos pensam, Quaresma não é só aquele tempo onde paramos de comer doces e beber refrigerante. Como Mãe e Mestra, a Igreja procura sempre levar os seus fiéis a viverem um encontro pessoal com Cristo, e é exatamente isso o que ela vem nos propor através desse tempo litúrgico tão especial.
Hoje vamos conhecer algumas práticas que nos ajudarão a bem viver a Quaresma!
Oração
Antes de recomendar a oração, precisamos entender o que a oração é. Nos ensina o Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 2559 que: “A oração é a elevação da alma para Deus”. Sendo assim, orar não é apenas recitar uma ou duas orações, como se disséssemos palavras ao vento, rezar é conectar-se com Deus.
É essencial que durante a Quaresma (e em todos os demais dias do ano) busquemos ser fiéis à vida de oração. Portanto, reflita: de que forma você pode rezar mais e melhor?
Jejum
A prática do jejum sempre foi muito recomendada pela Igreja e pelos santos, mas nem todos já o praticaram pelo menos algumas vezes. O jejum é, na verdade, uma grande fonte de graças para nós. Através dele, buscamos educar o nosso corpo e as nossas vontades, para que tudo em nós esteja de acordo com a vontade Divina.
De início pode parecer meio complicado, mas com confiança e perseverança, podemos ir oferecendo jejuns e outras penitências ao Senhor. Existem vários tipos de jejuns, o mais comum é aquele onde a pessoa se alimenta com apenas uma refeição completa (as demais são substituídas por lanches) em um dia da semana.
Esmola
A esmola é uma forma de transbordar o amor que recebemos de Deus na vida dos irmãos. Dar esmola, em si, não é difícil. O difícil é oferecer essa esmola com o coração puro!
Quando vamos ajudar alguém, precisamos suplicar para que o Senhor purifique a nossa intenção. Não faça julgamentos ou fique com pé atrás. Doe de coração, assim como o Senhor derrama seu amor independentemente dos nossos pecados!
Uma santa Quaresma a todos!