Batismo do Senhor
A Festa do Batismo do Senhor é celebrada no domingo depois da Epifania, é com ela que encerramos o ciclo natalino, completando assim, as Festas das Manifestações do Senhor.
Nesse dia, comemoramos o Batismo de Jesus por São João Batista. Vale lembrar, que o batismo de João não é o batismo como hoje conhecemos. Tratava-se de um rito em sinal de conversão e penitência.
Todos os fiéis se direcionaram ao Rio Jordão e lá eram batizados por João Batista, homem de muita fé, primo de Jesus, que preparou os caminhos do Messias e O apresentou ao mundo como: o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Jesus não possuía “motivos” claros para ser batizado. Por que receber um batismo de conversão e penitência se Ele é Deus? De fato, não havia nenhuma mancha que Jesus precisasse purificar, mas, ao se apresentar na fila para receber o Batismo, Ele desejava assumir os nossos pecados, sendo solidário conosco. Dessa forma, Jesus deixa preparado o batismo como hoje conhecemos, ou seja: o sacramento do batismo. Como ele mesmo instituiu no dia da sua Ascensão: “Todo poder me foi dado no céu e na terra, dirá o Senhor; ide, pois, ensinai a todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. (Mt 28, 18-19).
É através desse sacramento que recebemos a fé, a graça e uma espécie de “regeneração”, pois, é como se nascêssemos de novo. Por isso, o dia do nosso batismo é o dia mais importante de nossas vidas. Através dele, também nos tornamos discípulos missionários de Jesus!